x

Dormir pouco é prejudicial à saúde

Dormir pouco não deixa as pessoas somente indispostas. A falta de sono também pode prejudicar aspectos da sua vida profissional e pessoal.

11/06/2014 09:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dormir pouco é prejudicial à saúde

Dormir pouco é prejudicial à saúde

Dormir pouco não deixa as pessoas somente indispostas. A falta de sono também pode prejudicar aspectos da sua vida profissional e pessoal. Entenda.

Algumas pessoas acreditam que dormir pouco não é um problema para as suas vidas. A única coisa com que elas terão que lidar é com o sono constante. Entretanto, um estudo recente comprovou que não dormir o suficiente é mais prejudicial que muitos imaginam.

A pesquisa realizada pela Division of Sleep Medicine, da Universidade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, provou que dormir pouco pode trazer consequências negativas para a vida profissional e pessoal. O primeiro âmbito prejudicado pela falta de sono é a produtividade.

Segundo o estudo, dormir pouco por poucos dias pode deixá-lo mais disposto e até fazer com que você produza mais em pouco tempo. Porém, as consequência a longo prazo não são boas: o sono desenvolve a nossa função cognitiva, responsável por compreendermos o mundo e as pessoas ao nosso redor e, a partir disso, tomarmos atitudes. Dormir pouco faz com que o nosso cérebro não consiga perceber o mundo da melhor maneira e, com isso, sua produtividade pode despencar.

Além disso, pessoas que não dormem muito não conseguem ter raciocínios lógicos simples. A falta de sono afeta diretamente o córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelo raciocínio. Ter o hábito de dormir poucas horas por dia pode fazer com que você tome decisões ruins no seu dia a dia e prejudique seriamente a sua profissão, por exemplo.
Por fim, dormir poucas horas por dia faz com que você se sinta confuso e possa até afetar outras pessoas com isso. Nos Estados Unidos, 60% dos motoristas confessaram já ter dirigido com muito sono e 33% já chegaram a dormir enquanto dirigia. Segundo órgãos norte-americanos de tráfego, 100 mil acidentes por ano acontecem em média por causa de motoristas que estão com sono.
Por isso, caso você não possa dormir 8 horas por noite, crie uma rotina em que você possa dormir pelo menos 6 horas. Não é o ideal, mas isso evita que você prejudique o seu cérebro e arrisque a vida de outras pessoas.

Fonte: Universia Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.