x

A importância de definir o que é um bom dia de trabalho

É fácil ser convencido de que se matar de trabalhar é o caminho natural quando começamos algo novo

11/07/2014 15:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância de definir o que é um bom dia de trabalho

A importância de definir o que é um bom dia de trabalho
A dica de hoje foi dada por Jason Fried no blog Signals vs. Noise

É fácil ser convencido de que se matar de trabalhar é o caminho natural quando começamos algo novo.

Você se motiva com a cenoura na sua frente achando que é só uma questão de sair do lugar: “Uma vez que isso terminar, as coisas vão ficar mais calmas e eu vou poder relaxar”.

O problema é que dificilmente isso acontece. A realidade é você nunca termina. Sempre há mais trabalho, novas iniciativas, novos clientes, novos concorrentes, novas tecnologias, novas ideias, etc.

A não ser que você aprenda a definir limites saudáveis logo no começo, a biologia humana irá enfiar esses hábitos na sua mente. Você pensa assim “Eu sofri tanto, mas agora posso aproveitar”. Isso torna tentador para o seu cérebro achar que uma coisa tem a ver com a outra.

Uma coisa que pode te ajudar a escapar dessa loucura é pensar na definição de um bom dia de trabalho. Olhe para o progresso feito no dia e pense: “Hoje em tive um bom dia de trabalho?”. Responder essa pergunta é relaxante.

Normalmente, se a resposta por “sim”, você pode sair da sua mesa sentindo que fez algo importante. Se a resposta for “não”, você pode tratar como um dia de folga e fazer uma análise de causa raiz do problema.

É bom se sentir produtivo. Se ontem foi um bom dia de trabalho, provavelmente isso te manterá motivado. Se você se mantiver motivado, todo o resto acaba dando certo também.

Vale a pena lembrar que estar ocupado e ser produtivo não são a mesma coisa.

Fonte: Saia do lugar 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.