x

De acordo com Serasa, recuo no crescimento varejista é em função da Copa do Mundo

Juros mais elevados, baixo índice de confiança dos consumidores e desaceleração do mercado de trabalho também contribuíram para o recuo

16/07/2014 08:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
De acordo com Serasa, recuo no crescimento varejista é em função da Copa do Mundo

Com o fim da Copa do Mundo, e os feriados advindos ou não do evento, há expectativa de crescimento econômico do diversos setores produtivos nacionais. Pelo menos é essa a previsão da Serasa Experian, que afirma que o recuo do consumo em supermercados, postos de gasolina e lojas de materiais de construção é culpa dos feriados da Copa, e isso gerou diminuição de 3,2% na atividade do comércio varejista.

A queda se deu pela diminuição da atividade comercial por causa dos feriados em várias cidades-sede da Copa do Mundo, que reduziu o expediente das lojas no período. Entretanto, além disso, outros fatores constantes interferiram no resultado ruim. Entre eles: juros mais elevados, baixo índice de confiança dos consumidores e desaceleração do mercado de trabalho.

Cabe informar que somando os primeiros seis meses de 2014, a atividade varejista cresceu 3,6% liderada pelo setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, combustíveis e lubrificantes (3,0%), material de construção (2,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (0,5%) e veículos, motos e peças (0,3%). Tecidos, vestuário, calçados e acessórios são os único segmentos do varejo que retraíram no acumulado de janeiro a junho de 2014: queda de 3,4% frente ao mesmo período do ano passado.


Imagem:Zanone Fraissat/Folhapress

Fonte: Blog Studio Fiscal

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.