x

Como escolher o candidato certo para a vaga certa?

A falta de processos de seleção consistentes e padronizados induzem as empresas a contratarem profissionais que não estão alinhados às necessidades e expectativas da organização.

18/07/2014 11:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como escolher o candidato certo para a vaga certa?

Procedimentos simples podem trazer revelações significativas no momento de entrevistar o candidato.

A contratação de funcionários é um momento decisivo na formação e manutenção de equipes.
Para evitar a escolha de “gato por lebre”, procedimentos simples podem trazer revelações significativas, principalmente, no momento de entrevistar e selecionar os candidatos.

Um curriculum, por exemplo, diz muito sobre a pessoa, mas a entrevista é a grande oportunidade de descobrir quem realmente é o profissional. Essa é a hora de investigar se o perfil do candidato corresponde ao exigido para determinada vaga.

Segundo Paola Tucunduva, facilitadora do Sebrae, buscar informações sobre a pessoa é fundamental e, atualmente, as redes sociais facilitam essa pesquisa. “Veja quais os interesses do candidato, o que ele diz sobre as pessoas e o que as pessoas dizem dele”, afirma Paola. Também é recomendado que sejam consultadas referências em trabalhos anteriores, principalmente em questões relacionadas a desempenho e comportamento.

Para aproveitar bem esse momento o entrevistador deve fazer várias perguntas, deixando o candidato à vontade para falar. O momento é de observar o seu olhar e atitudes. Outra recomendação é pedir que ele solucione situações críticas, para analisar características como criatividade e capacidade de reação sob pressão.

Mais um ponto importante no processo de seleção é alinhar as expectativas do candidato com o que a empresa tem a oferecer. Esse cuidado diminui, e muito, contratações promissoras, mas que se frustram em pouco tempo de trabalho.

Fonte: canal do franchising

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.