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Mais de 90% das empresas visitadas pelo Procon tinham problemas sobre afixação de preços

Em dois anos e meio de orientação sobre afixação de preços, o Procon-SP encontrou problema/inadequação com necessidade de ação educativa em 91,08%. Foram visitados 14.637 estabelecimentos comerciais em 322 municípios do Estado

23/07/2014 08:15

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Mais de 90% das empresas visitadas pelo Procon tinham problemas sobre afixação de preços

Mais de 90% das empresas visitadas pelo Procon tinham problemas sobre afixação de preços
Em dois anos e meio de orientação sobre afixação de preços, o Procon-SP encontrou problema/inadequação com necessidade de ação educativa em 91,08%. Foram visitados 14.637 estabelecimentos comerciais em 322 municípios do Estado, com distribuição de cartilhas, um dos trabalhos de educação realizados no interior do Estado pelos Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP.

Na ação verificou-se também que o trabalho de orientação gerou resultado na proteção do consumidor, pois em 159 municípios onde foi realizada a fiscalização após a ação educativa o percentual de estabelecimentos com inadequações reduziu para 33%. Do total de 5.031 estabelecimentos fiscalizados, 1.676 foram autuados por não corrigirem a inadequação constatada anteriormente.

Orientação ao fornecedor é uma ação voltada à educação e conscientização dos fornecedores em relação aos direitos assegurados aos consumidores pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, em especial quanto à informação clara e adequada de preço nos produtos expostos à venda.

Um dos principais objetos de auxílio no trabalho de orientação aos fornecedores, a cartilha sobre afixação de preços (veja aqui) foi preparada a partir de dúvidas dos próprios comerciantes e conta com explicações como a forma em que a informação do preço deve estar exposta no estabelecimento, como afixar os preços por código de barras, cuidados durante a montagem, rearranjo ou limpeza da vitrine e da loja e condutas proibidas, dentre outras.

Por Angela Crespo

Fonte: Diário do Comércio - SP

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