x

Sancionado o marco regulatório

A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei que institui o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, ONGs. O governo acredita que a nova legislação poderá ajudar a acabar com irregularidades.

01/08/2014 08:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sancionado o marco regulatório

A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei que institui o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, ONGs. O governo acredita que a nova legislação poderá ajudar a acabar com irregularidades. O texto contém regras mais rígidas para o repasse de recursos a essas entidades e estabelece critérios para seleção, como a existência e seu funcionamento por pelo menos três anos.

O marco prevê ainda a exigência do "chamamento público" obrigatório, que é a licitação, e também a exigência de "ficha-limpa" tanto para as ONGs como para seus dirigentes.

O governo estima que existam hoje no País cerca de 290 mil ONGs. Destas, cerca de 10 mil receberam recursos do governo entre 2003 e 2011, que representam 3% do total. Considerando o período mais recente (de 2008 a 2013), o universo cai para 1%. O secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Diogo Santana, afirmou que a entidade que firmar um convênio com o governo terá que comprovar também que tem condições de executar o serviço. E explicou ainda que o governo manterá uma lista da situação das organizações e de seus dirigentes.

O Congresso Nacional levou 10 anos para aprovar essa lei. Nesse período, foram registrados vários escândalos nas relações entre ONGs e o governo federal, que levaram às demissões dos ministros Orlando Silva (Esporte) e Pedro Novais (Turismo), todos na gestão do PT. Estes convênios também atingiram o Ministério do Trabalho, ocupado por Manoel Dias, que foi mantido no cargo.

A lei prevê a instalação de uma Comissão de Monitoramento e Avaliação, que acompanhará a execução dessas parcerias. Dados do governo revelam que 80% das parcerias envolvem valores abaixo de R$ 600 mil, que envolvem 20% do total de recursos aplicados nesses convênios. E acima de R$ 600 mil estão 20% da quantidade de parcerias, que movimentam 80% do total de recursos.

Fonte: Diário do Comércio - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.