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11 características do funcionário empreendedor

Empreender não é um “dom”, é a soma de características que devem ser praticadas diariamente. Conheça 11 características e surpreenda-se

27/08/2014 15:02

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11 características do funcionário empreendedor

11 características do funcionário empreendedor

Empreender é como jogar futebol, para ser o melhor tem que praticar sempre. A pessoa empreendedora busca os caminhos mais rápidos e melhores para alcançar os seus objetivos. No Brasil chamamos o funcionário empreendedor ou empreendedor interno de intraempreendedor, que vem da expressão “intrapreneur”. Por curiosidade, o termo “intrapreneur” nasceu em 1985 e o termo intraempreendedor é uma palavra, ainda, pouco utilizada no Brasil.

Abaixo, 11 características que todos os funcionários empreendedores possuem.

1. Trabalha com o que acredita e gosta.
2. Transforma dificuldades em aprendizado e o aprendizado em realidade.
3. É pró-ativo e criativo, trabalha como se o negócio fosse seu.
4. Aproveita as oportunidades e aceita mudanças de forma positiva.
5. Inova com ideias “fora da caixa”.
6. Vê o que todo mundo vê, mas de forma diferente. 
7. Aprende com os erros e assume riscos. 
8. Persiste para alcançar seus objetivos e assume total responsabilidade por suas ações. 
9. Busca sempre o caminho mais rápido e mais eficiente para executar as suas tarefas. 
10. Procura ter ao seu lado pessoas melhores do que ele. 
11. Estuda muito e compartilha conhecimento. 

Para quem ainda não se encaixa em todas as características acima, com interesse e prática é possível desenvolve-las. 

Pare e pense! 
Onde você desejar estar daqui dois anos como profissional? 
O que você precisa mudar hoje para alcançar este objetivo? 

Existem vários motivos limitantes no desenvolvimento de novos funcionários empreendedores. 

Os motivos são diversos, mas os principais são: 
• Chefes com medo de perder o cargo para o seu funcionário empreendedor. 
• Burocracia e processos que impedem inovações e novas ideias. 
• Reuniões com pouca produtividade. Muitas vezes os funcionários não podem expressar suas ideias. 
• Falta de incentivo para estudos e pesquisas. 
• Cobrança por metas sem compartilhar ideias de como alcança-las, através de treinamentos constantes. 
• Valoriza pontualidade ao invés de valorizar empenho e resultados. 
• Falta de feedback positivo.

Por:Jaques Grinberg

Fonte: Administradores

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