x

O papel das Incubadoras de Empresas no desenvolvimento de projetos inovadores em Universidades

Para início de conversa, você sabe o que é uma incubadora de empresas? como ela funciona? O que devo fazer para iniciar meu projeto inovador em incubadora de empresas? minha universidade pode me ajudar a iniciar meu projeto?

08/09/2014 09:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O papel das Incubadoras de Empresas no desenvolvimento de projetos inovadores em Universidades

Em uma economia competitiva e globalizada, o número de micro e pequenas empresas vem crescendo de uma forma significativa no Brasil, causando como consequência o fortalecimento do desempenho econômico.

O ambiente competitivo é hostil e inseguro, a busca por orientação e apoio à empreendimentos tem se tornado uma necessidade constante nos dias atuais. Na busca por fomento, empreendedores optam pela incubação através de incentivos, muitas vezes pelos baixos custos. Mas uma incubadora de empresas não deve ser percebida pelo empreendedor apenas por oferecer custos acessíveis.

Como medida de fortalecimento e de difusão do empreendedorismo no meio acadêmico, as incubadoras de empresas desempenham um papel fundamental, tanto na redução de mortalidade de micro e pequenas empresas, como na promoção do empreendedorismo na comunidade. O movimento de incubação se tornou algo primordial no fomento de inovação empreendedora, a participação de universidades nesse processo torna-se essencial para o melhor desempenho deste programa.

Para início de conversa, você sabe oque é uma incubadora de empresas? como ela funciona? O que devo fazer para iniciar meu projeto inovador em incubadora de empresas? minha universidade pode me ajudar a iniciar meu projeto? para solucionar estas dúvidas apresentamos as seguintes questões:

O que é uma incubadora de empresas?

As incubadoras de empresas podem ser entendidas como um mecanismo que estimula a criação de empreendimentos, ajudando o empreendedor, tanto no desenvolvimento do negócio, quanto no processo de criação e produção de um novo produto.

A ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, define Incubadora como “entidade que tem por objetivo oferecer suporte a empreendedores para que eles possam desenvolver ideias inovadoras e transformá-la em empreendimentos de sucesso.” Entende-se que uma incubadora deve oferecer infraestrutura, capacitação e suporte gerencial, orientar os empreendedores sobre questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa.

Uma incubadora de empresas tem a mesma finalidade que uma maternidade, ela cria um ambiente de proteção para o negócio nos primeiros anos de existência, e assim, garante a inserção do empreendimento no mercado competitivo de forma gradual e planejada. Pode-se dizer que o papel da incubadora de empresas é manter viva e incentivar o crescimento da empresa em formação.

O apoio que uma incubadora de empresas pode oferecer, além de espaço físico, varia de qualificação e treinamentos à criação de network com outras empresas, órgãos ou entidades governamentais.

O processo de incubação é um sistema de transferência de tecnologia que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Geralmente fundamentam-se em três processos, são eles: implantação, fase de crescimento e consolidação, e por último a graduação, onde as empresas que eram incubadas já possuem certo nível de adaptabilidade ao meio externo e condições de se manterem sozinhas.

Os empreendedores buscam incubadoras de empresas com o propósito de montar um negócio e usufruir de um espaço físico, infraestrutura, gestão, suporte técnico e operacional que leva à sobrevivência de negócios recém-criados. O empreendimento gera oportunidades para o local, tanto sociais, como de desenvolvimento local e setorial.

Qual a importância da Universidade no desenvolvimento de projetos inovadores?

A criação de incubadoras de empresas dentro de universidades tem compreendido a transferência do empreendedorismo, gerando grande impulso ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas, e inclusive, estimulado a criação de projetos inovadores nos próprios acadêmicos.

Uma incubadora de empresas em uma universidade tem papel intermediador entre a troca de conhecimento que a instituição pode oferecer ao empreendedor. Ainda há a troca de know-how entre a incubadora e a universidade que propicia uma maior influência no papel da incubadora, tanto no desenvolvimento local, como setorial.

A interação universidade empresa não significa apenas um relacionamento, mas uma interação que engloba um processo de transferência e transformação de produtos e serviços. Essa relação deve ser entendida como uma transição de comprometimento e de parceria entre a instituição de ensino e a empresa.

Uma universidade que contenha um programa de incubação de empresas deve se posicionar estrategicamente, como medida de promoção e conscientização de seu programa de incubação de empresas no ambiente interno e externo, para obter como resultado uma maior divulgação do que se trata o programa de incubação de empresas, e também um número maior de projetos inovadores incubados.

Como faço para iniciar um projeto em uma incubadora de empresas?

Para respondermos esta questão, primeiramente devemos entender os processos de incubação existêntes nas incubadoras. O processo de incubação vai desde a criação de um projeto para viabilização do negócio, incubação residente ou não residente, e a graduação.

  • A pré-incubação é feita a partir de uma ideia ou desenvolvimento com um potencial inovador, que exista apenas no papel, e tenha necessidade de acompanhamento e orientação para viabilização e amadurecimento do plano de negócio.
  • Na incubação residente, o empreendedor se instala na incubadora e pode utilizar toda infraestrutura física a ser oferecida pela incubadora. 
  • Quando o empreendedor não utiliza a infraestrutura física da incubadora, mas usufrui dos serviços oferecidos, a incubação se denomina não residente.
  • As empresas associadas são empresas graduadas ou não pela incubadora, que mantém um vínculo com o programa de incubação, participar de eventos, seminários, palestras, podendo ser patrocinados pela incubadora.

Para participar do processo seletivo, o empreendimento deve se enquadrar em uma linha inovadora, de tecnologia social ou de caráter diferencial. Os projetos que se enquadram nessas linhas, inicialmente são examinados pela gerência da incubadora, para que na segunda fase, após a seleção, os empreendedores deverão apresentar seus planos de negócio a um comitê de avaliação externo a incubadora. Aprovado na última fase, o empreendedor pode usufruir dos benefícios da incubadora.

Sua universidade possui uma incubadora de empresas? Já tem alguma ideia inovadora? e então? Está esperando o quê pra tirar sua ideia do papel e iniciar seu grande projeto em uma incubadora de empresas?


Por Patrícia Regina

Fonte: Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.