março de 2013 foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional no 66, mais conhecida como PEC das Domésticas. A medida, que garante direitos inéditos para as trabalhadoras do ramo, demorou para ser regulamentada e só no começo de agosto de 2014 foi oficialmente promulgada. Ao longo deste período de mais de um ano, as empresas especializadas em limpeza viveram um boom, aproveitando o mercado aberto pela nova lei.
“Após a PEC das Domésticas, as empresas de franquias de limpeza cresceram 65% em apenas um ano. Hoje, existem mais de 20 companhias que somam juntas mais de 900 franquias em todo o Brasil, segundo levantamento recente do setor de franchising”, afirma a gerente executiva da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza (Abralimp), Denise Cruz.
A carência por empregados domésticos, a PEC das Domésticas e o aumento do consumo de serviços ligados ao lar fizeram esse segmento explodir em 2012, informa a Associação Brasileira de Franquias (ABF). Agora, o mercado está em fase de consolidação. As empresas que puxaram o crescimento foram as multinacionais 5àsec, Jani-King, Dryclean USA e Jan-Pro e a brasileira Limpidus.
O empresário acredita que o crescimento do setor se deve a uma mudança de hábito na sociedade brasileira e que a PEC das Domésticas é uma consequência e não a causa.
Setor aquecido
“Estou assustado com a demanda de clientes que não posso atender. Preciso de, pelo menos, mais 90 franqueados para conseguir”, diz Ticoulat. Denise complementa que esse é um novo e promissor mercado não apenas para empresas prestadoras de serviços especializados de limpeza profissional, mas também para fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos e produtos químicos de uso profissional.
O brasileiro ainda está acostumado com a relação mais próxima com os empregados domésticos e o mercado de empresas de limpeza é recente. “Quem procura somente serviços de faxina e não de acompanhamento de pessoas (crianças, idosos etc) encontra na contratação de terceiros uma excelente oportunidade de obter resultados melhores com maior produtividade a custos competitivos”, acrescenta Denise.
Ticoulat lembra, porém, que o setor ainda precisa amadurecer: “É uma boa oportunidade para investir se estiver profissionalizado e com diferencial competitivo”. Segundo ele, as empresas mais estruturadas estão fazendo o nicho crescer porque buscam utilizar produtos 100% ecológicos, gastar menos água, e trabalhar com maior eficiência e segurança. “Se houver problema de roubo ou de atraso tem uma empresa para reclamar e exigir qualidade pelos serviços”, conclui o empresário. Para os profissionais da área, a vantagem é estar em uma empresa, ter assistência médica e odontológica, seguro, vale-transporte, entre outros benefícios.
Fonte: Terra