x

Como garantir a precisão da informação em relatórios gerenciais

A contabilidade é um ótimo instrumento para auxiliar a tomada de decisão. É um mapa que nos mostra todos os destinos, mas para chegarmos onde pretendemos esse mapa tem que estar correto afinal de contas a direção é mais importante que a velocidade

10/10/2014 08:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como garantir a precisão da informação em relatórios gerenciais

Como garantir a precisão da informação em relatórios gerenciais

Em um mundo capitalista é mais que normal que os empreendedores se preocupem com a continuidade e a lucratividade de seus negócios, afinal são eles que mantém viva a esperança de uma vida melhor, com conforto e quem sabe até algum luxo. É nesse ponto que entra a importância da contabilidade e quando falo em contabilidade não me refiro apenas as obrigações com o fisco, mas também como instrumento de controle.

A Contabilidade é uma poderosa ferramenta para auxiliar a tomada de decisão. No entanto para que isso seja possível é necessário garantir que as informações apresentadas estejam refletindo a realidade do que ocorre na organização. Abaixo seguem algumas dicas de procedimentos a serem adotados que possibilitará um controle mais preciso e evitar multas por erros nas declarações enviadas ao fisco.

Acredito que algumas situações descritas se repetem em todo o Brasil e não apenas na minha cidade o que vai fazer com que você se identifique com elas.

Seguem as dicas:

- Nunca misture as contas pessoais com as contas da empresa. A princípio isso não é nenhuma novidade, todavia é uma situação recorrente principalmente em pequenas empresas. Esse fato acaba distorcendo as informações geradas o que por sua vez impede sua utilização na tomada de decisão. Isso ocorre principalmente pelo fato de não se ter um controle das contas a pagar e a receber ou ainda por não se formar um pequeno caixa para despesas eventuais que não estavam nos planos. Para quem tem mais de uma empresa isso também é válido, não misture as contas de uma empresa com as de outra empresa.

- Mantenha os documentos em local seguro. Pouco adianta não misturar as contas pessoais com as da empresa se o empresário acaba por extraviar documentos importantes como notas fiscais de entrada e saída, contratos com clientes e fornecedores, comprovantes de pagamentos ou até mesmo documentos que garantem segurança na relação de trabalho entre empregado e empregador. Certa vez o empregador perdeu a Carteira de Trabalho de um empregado. Se organize e evite transtornos e aborrecimentos futuros.

- Mantenha uma boa comunicação com todos os setores da organização principalmente com a contabilidade. Como diz um dito popular “Quem não se comunica se trumbica”, em outras palavras, quem não se comunica acaba se prejudicando e prejudicando toda a organização, o que por sua vez compromete o sustento das famílias que ali trabalham. Não permita que intrigas bobas entre os setores ou entre pessoas prejudiquem a comunicação de toda a empresa.

Apesar de serem dicas simples ou até mesmo dicas que não são nenhuma novidade pra muita gente, a implantação delas trará resultados muito além do esperado, pois sem isso é impossível se basear em relatórios quando se necessitar tomar alguma decisão (o que acontece o tempo todo). Não é fácil mudar um hábito, pois o mesmo está enraizado em nosso cérebro de modo que este nunca será perdido, poderá apenas ser substituído por outro. Em uma era digital onde mudanças ocorrem a cada instante é imprescindível que venhamos a passar por mudanças. Lembre-se o mundo muda quando as pessoas mudam. E a vida segue enquanto todos sabemos o que fazer e não fazemos, o que segundo um dito chinês, é o mesmo que não saber.

Fonte: Administradores.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.