x

O ambiente de trabalho do futuro para a geração Millenials

Administrar de forma eficaz os talentos é, sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas para obterem vantagem competitiva frente aos competidores.

17/10/2014 10:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O ambiente de trabalho do futuro para a geração Millenials

Administrar de forma eficaz os talentos é, sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas para obterem vantagem competitiva frente aos competidores. Contratar e reter as pessoas certas para o negócio tem sido uma tarefa primordial das áreas de Recursos Humanos nas organizações. Diante disso, os diretores de RH têm uma preocupação: como as empresas vão lidar com uma nova geração de pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e que têm um perfil completamente diferente da atual força de trabalho?

A inovação tecnológica está promovendo mudanças constantes no ambiente de trabalho. Graças às novas tecnologias e à crescente entrada no mercado de trabalho de jovens da geração Millennials, também conhecida pela geração Y - nascidos entre 1980 e 2000 -, a relação entre o empregador e o empregado está sendo totalmente redefinida. E a empresa que não acompanhar esse processo pode perder ou deixar de contratar novos talentos, o que a curto e médio prazo poderá se tornar um grande problema em termos de qualidade do capital humano.

Estima-se quem em 2025, 70% da força de trabalho no mundo será composta pelos Millennials. E eles possuem necessidades específicas: exigem um modelo de trabalho mais flexível, precisam entender o real significado de seu trabalho e seu papel dentro da organização e necessitam de um poder maior de engajamento da empresa, ou seja, querem fazer parte de projetos e receber feedbacks rápidos de seus gestores.

Outro ponto de atenção é com relação à globalização. A maior conectividade possibilita que indivíduos se candidatem a tarefas e projetos dentro das organizações, independentemente do local onde vivem. Então, para se manterem competitivas e aproveitar os melhores talentos, as empresas que operam em diferentes países terão que adotar uma postura global e estender suas oportunidades de trabalho e de participação em projetos que exigem um alto grau de especialização para além de seu país de origem como uma forma de atrair os trabalhadores mais talentosos. Isso certamente será um ponto positivo para conquistar e reter os Millenials.

É necessário, ainda, um desenvolvimento dos recursos humanos personalizado. As empresas deverão elaborar planos específicos de carreira, de acordo com as habilidades de cada funcionário, e oferecer modelos flexíveis de trabalho. Os gerentes precisam conhecer os pontos fortes, as necessidades e os sonhos dos membros de sua equipe e saber como apoiar e incentivar cada um.

Ao lidar com uma geração tão conectada globalmente e com acesso ilimitado a informações e oportunidades, o desafio nas organizações é gerar um ambiente de trabalho que engaje os jovens trabalhadores e garanta condições favoráveis para o seu comprometimento com a missão da companhia. A sua empresa está preparada para os Millenials?

* Marcelo Carvalho é diretor de Recursos Humanos da SAP Brasil

Fonte: Grupo Tv 1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.