x

Aprenda 13 dicas sobre como alcançar a estabilidade do emprego fixo no trabalho temporário

Engajamento é chave para trabalhador temporário conquistar efetivação em uma das 163,6 mil vagas que serão abertas no final de 2014

03/11/2014 09:17

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aprenda 13 dicas sobre como alcançar a estabilidade do emprego fixo no trabalho temporário

Aprenda 13 dicas sobre como alcançar a estabilidade do emprego fixo no trabalho temporário
Aproveitar uma das 163,6 mil vagas temporárias previstas para o fim do ano por pesquisa do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) e da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), pode ser uma oportunidade para a conquista da estabilidade do emprego fixo. No mesmo período de 2013, o índice de efetivação foi de apenas 12%, mas de acordo com André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, o engajamento do funcionário é a chave para a obtenção de um cargo de longo prazo.
 
Ainda segundo o consultor, a efetivação depende das expectativas, crenças, esforços, valores e resultados que o funcionário agrega para a organização. “Engajar-se é a fórmula do sucesso”.
 
Miotto lista as 13 principais dicas para o temporário conquistar a efetivação:
 
1 – Pró atividade. É preciso esbanjar atitude e vontade de aprender tudo.
 
2 – Comprometimento. O trabalho chamado de temporário deve ser assumido como um projeto de trabalho fixo, uma oportunidade de reinício e valorização profissional.
 
3 – Agilidade e dedicação. Quanto mais rápido pegar o jeito do trabalho, mais rápido o temporário é reconhecido e valorizado, portanto se dedique desde o primeiro dia. Todos querem campeões em suas equipes.
 
4 – Bom relacionamento. Gestores identificam características como disposição, empatia e facilidade de entrosamento como diferenciais. Saiba demonstrar essas qualidades.
 
5 - Adaptabilidade. Adaptação a novas ideias e conceitos também são bem vistos pelos líderes. 
 
6 – Responsabilidade. Vagas temporárias são extremamente desejadas, portanto é preciso saber reconhecer a responsabilidade de ocupar uma delas e suas atribuições. Sempre entregar o que for pedido no prazo determinado é primordial.
 
7 – Cuidado com o uso das redes sociais. Não fazer reclamações do trabalho nas redes sociais é uma regra a ser seguida. Também ter cautela ao se referir a empresa onde trabalhou anteriormente. Profissionais de recursos humanos estão ligados diariamente nos perfis dos funcionários. Antes de postar qualquer coisa, pense: “eu falaria isso na frente do meu chefe?. Também é necessário evitar relacionar bebidas uso de drogas lícitas e ilícitas no perfil.
 
8 – Reconhecimento. Humildade e postura demonstram maturidade profissional.
 
9 – Aprender a lidar bem com as críticas. O profissional que aprende a receber e a conviver com o feedback, positivo ou não, essa atitude demonstra sua vontade de melhorar sempre e contribuir cada vez mais com a equipe. Deve-se aceitar críticas com humildade.
 
10 – Salário não é tudo. Não se pode procurar o emprego somente pelo dinheiro, pois assim o foco será distorcido. Procurar atividades com as quais se identifica é importante para ter sucesso nas atividades. A dica é procurar um trabalho que em que sinta vontade de permanecer por anos e crescer na organização, se não será uma perda de tempo.
 
11 – Dress Code. Aparência é fundamental e está diretamente ligada à receita das empresas. É preciso estar sempre bem apresentável para ganhar credibilidade. Evitar decotes, roupas muito justas ou curtas, barba por fazer e unhas mal cuidadas. A aparência é o cartão de visitas do profissional.
 
12 – Legalidade. Buscar iniciar o projeto profissional de maneira formal, pois o trabalhador temporário deve ter os mesmos direitos e benefícios de um funcionário contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , com registro.
 
13 – Regra de ouro. Engajamento se resume em proatividade, espírito de equipe, resiliência, postura, pontualidade, cumprimento de metas, dedicação e simpatia, qualidades que farão o colaborador permanecer, crescer e prosperar.
 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.