x

G20 terá ação comum contra brecha fiscal

Bancos terão de informar as manobras de multis para pagar menos impostos

10/11/2014 08:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
G20 terá ação comum contra brecha fiscal

A reunião da cúpula do G20 – os 20 países mais industrializados – na próxima semana deve aprovar um pacote para combater a prática de grandes empresas instalarem sedes em paraísos fiscais, para pagarem menos imposto de renda. Conhecida como elisão fiscal, essa manobra tem sido usada largamente por grandes empresas como Microsoft, Apple e Google.

A proposta deve conter a exigência de os bancos adotarem um “padrão comum de informação”. Isso obrigaria as instituições a identificarem e informarem às autoridades de supervisão bancária as movimentações tributárias de correntistas não residentes.

O G20 também deve aprovar uma medida de caráter não obrigatório para que as multinacionais explicitem suas atividades em cada país. O objetivo é inibir a prática pagar impostos em paraísos fiscais em vez de nos países que garantem a parte mais robusta dos seus lucros.

Num cálculo considerado conservador, a ONG britânica Oxfam estimou que esses dois artifícios fiscais provocam perdas de US$ 114 bilhões (cerca de R$ 286 bilhões) por ano para os países em desenvolvimento em impostos que deixam de ser arrecadados.

Embora o apoio ao cerco a essas práticas tenha crescido, não existem garantias de que as medidas venham a ser concretizadas.

Em 2009, o então presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou que a Suíça seria incluída na “lista negra dos paraísos fiscais” do G20, se fossem aplicados àquele país a definição usada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para caracterizar aquele tipo de prática.

A proposta, porém, foi abandonada. A maior novidade foi a colaboração dos bancos do país com autoridades bancárias norte-americanas após forte pressão política dos Estados Unidos, para obter dados de contribuintes do país com depósitos em instituições suíças.

Fonte: Monitor Digital

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.