No passado, os empresários sempre obtiveram os resultados desejados em seus negócios. Mas, agora após a Operação Lava Jato e da rápida mudança que vem acontecendo nos últimos anos, graças ao aumento da tecnologia, falar em competição e competitividade não é só mais uma ação, é obrigação. Também não importa seu cargo, tão pouco o tamanho da empresa ou setor da economia em que atua. É cada vez mais crucial acompanhar as tendências do setor de mercado em que sua organização compete.
E nesse particular, Inteligência Competitiva é um passo crucial para o sucesso de todos e de cada negócio.
Algumas questões são críticas para qualquer empresa, a partir de agora.
1. Diante do infinito número de informações sobre clientes, concorrentes e oportunidades de mercado a custo menor, mas agora pagas e não mais “free”, é preciso, buscar processos mais automatizados de coleta de dados, para que seja possível investir mais tempo na análise dos dados.
2. A Mídia Social ou Redes Sociais são indiscutíveis, novas fronteiras para coleta e análise de dados. Sua empresa pode não ter aderido ao Facebook, Twitter ou LinkedIn, mas seus clientes ou consumidores aderiram. E se eles aderiram, você ficou para trás. Em um mundo onde clientes e consumidores estão na frente, você não pode ficar sempre para trás. Pois sua marca, poderá ser trocada, a qualquer instante.
Se você ainda não explorou as vantagens significativas que as redes sociais podem trazer ao seu negócio, coloque esta tarefa no topo da sua lista de prioridades e não perca a chance de converter dados de mídia social em tempo real, como ação de Inteligência. A Mídia Social Inteligente está entre as mais importantes tendências, porque demonstra a utilidade das redes sociais para as empresas.
3. A partir de agora, o ciclo de inteligência competitiva e a tomada de decisão irão se acelerar. Com informações e BigData sendo processados automaticamente, as empresas serão capazes de diminuir o tempo de tomada de decisão e, assim, acelerar o desenvolvimento.
4. O papel dos profissionais de inteligência competitiva vai se expandir. Algumas das tarefas dos analistas será simplificadas e os dados de inteligência competitiva se tornaram facilmente compreendidos pelas pessoas que o utilizam, enquanto outras funções continuarão a ser muito complexas, principalmente as relacionadas com a análise matemática pura dos dados. Vai tornar-se uma obrigação para o analista de inteligência ter habilidades necessárias para analisar dados científicos.
5. A necessidade de análise da web vai empurrar o interesse em inteligência competitiva no futuro imediato. A demanda de análise de dados e o comportamento do usuário em diversas plataformas ampliou o conceito de inteligência competitiva, especialmente entre os proprietários de sites que têm um interesse crescente no comportamento do usuário.
O conceito de Inteligência se amplia
Fundada em 1986, SCIP é uma organização global sem fins lucrativos para todos os envolvidos na criação e gestão de conhecimento empresarial. Sua missão é aumentar o sucesso de seus membros através de liderança, educação, defesa, e networking. Especificamente, SCIP oferece oportunidades de educação e networking para profissionais que trabalham nas áreas de rápido crescimento de estratégia e inteligência competitiva. Hoje SCIP tem capítulos, bem como parcerias de aliança com organizações afiliadas independentes ao redor do mundo.
Nesse novo contexto econômico, Inteligência Competitiva quer dizer pensar Estratégia e Mercado para uma empresa.
A concorrência chegou, se instalou, ampliou, e agora só quem entende o que é competir ou competição terá melhores condições de mercado. Portanto decida. Vai competir de forma sustentável ou ainda vai pensar à moda do Brasil Imperial?
Por Alfredo Passos
Fonte: Administradores.com