x

O Brasil e a propina!

A cultura do pagamento de propina no Brasil, não é novidade para ninguém.

04/12/2014 14:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Brasil e a propina!

A cultura do pagamento de propina no Brasil, não é novidade para ninguém. Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. No passado essa prática foi bem pior, com um agravante, toda mundo sabia, mas ninguém combatia. Hoje, continua acontecendo, em menor escala, e está sendo combatido pelos setores competentes da república. Vejo muita gente criticando o governo federal por não tomar providências, criticarem os nordestinos por votarem na Dilma, mas é este governo que está enxergando os mais pobres e não está interferindo na ação da polícia federal .

O que está acontecendo hoje é histórico na história do país. Nunca se viu tanta gente "importante" presa pela Polícia Federal, sem que haja nenhuma interferência do governo. Queiramos ou não, é no governo Dilma que o Brasil está sendo passado a limpo. A corrupção sempre correu solta neste país. Não sejamos hipócritas para não reconhecermos isso. No Brasil, infelizmente, a regra geral é levar vantagem em tudo, ainda que tenhamos que ser desonestos. Graças a Deus, ainda que lentamente, as coisas estão mudando para melhor.

Ontem, a bola da vez era o mensalão, hoje, é a Petrobras, amanhã pode ser outra empresa pública ou privada, por que o problema não está nas instituições, e sim, nas pessoas. Quantos já não enfiaram o dedão na lama, subornando agentes públicos, sonegando o pagamentos de tributos e exigiram notas fiscais com valores diferentes dos pagos? Felizmente, está sendo instalado um processo de cura desta terrível doença, a corrupção. Daqui para frente, depende da determinação e da serenidade dos brasileiros, para, sem hipocrisia, passar o país a limpo. 

Chegou a hora dos dirigentes dos partidos políticos colocarem os interesses da maioria do povo, em primeiro lugar,

deixando os interesses pessoais e grupais, em segundo plano. Deixemos instalar o processo de cura, que não é de um Partido e nem de governo, é do país. A solução dos problemas depende da determinação e da serenidade do povo brasileiro. Não sejamos peças sem valor, não permitamos que o mal triunfe sobre o bem. Ninguém precisa ser alertado, cada um de nós sabe o que precisa fazer em vez de só reclamar. 

(Gercy Joaquim Camêlo, governador do Rotary International, Distrito 4530, Gestão 2012/2013)

Fonte: Diário da Manhã

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.