x

Como acumular R$ 1 milhão para a aposentadoria?

Quero me aposentar com 1 milhão de reais e viver dos juros desse valor. Gostaria de saber quais são os melhores investimentos para atingir esse objetivo. Posso começar com aplicações de 200 reais? Resposta de Fernando Meibak

17/12/2014 08:09

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como acumular R$ 1 milhão para a aposentadoria?

Investimentos em LCI são muito interessantes, pois têm isenção de Imposto de Renda.

Minha recomendação é que invista em LCI emitidas por bancos menores, que oferecem remuneração próxima de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), utilizado como referência pelo mercado.

É indicado aplicar até o limite de 250 mil reais, valor máximo garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que reúne as garantias oferecidas no sistema financeiro.

Para prazos longos, recomendo investir em Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), já que os títulospúblicos têm o menor risco de crédito dentre os investimentos do país. São títulos que rendem a inflação medida pelo IPCA mais juros.

Prefira as notas chamadas Principal, que acumulam o pagamento de juros no vencimento, e compre papéis que vencem em 2035 e 2050.

A melhor maneira de comprar títulos é pelo programa Tesouro Direto, no qual as operações têm custo baixo e é possível investir valores pequenos. Se um dia precisar resgatar o investimento, o Tesouro Direto recompra os papéis semanalmente.

Para acumular 1 milhão de reais investindo 200 reais por mês serão necessários 35 anos. É importante você aumentar a capacidade de poupança aos poucos.

Quanto devo ter guardado para a aposentadoria aos 30 anos?

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.