x

MP do seguro-desemprego atinge os menos escolarizados

As mudanças no seguro-desemprego podem atingir um grande contingente de trabalhadores jovens

03/02/2015 08:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MP do seguro-desemprego atinge os menos escolarizados

As mudanças no seguro-desemprego podem atingir um grande contingente de trabalhadores jovens, pouco escolarizados e com baixos salários. É o que mostra levantamento do economista Eduardo Zylberstajn, da Fipe, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pelas novas regras, o trabalhador só poderá pedir o seguro-desemprego, pela primeira vez, depois de 18 meses de vínculo empregatício - originalmente, o período exigido era de seis meses.

O economista separou as demissões sem justa causa por período de vínculo: menos de seis meses, de seis a 12 meses, de 12 a 24 meses e mais de 24 meses, e cruzou esses dados com idade, escolaridade e salário dos desligamentos em 2014.

A conclusão foi que, dos demitidos sem justa causa com vínculo de até um ano, 47% têm até 39 anos, 45% não possuem ensino superior e 40% recebem até dois salários mínimos.

Fonte: Estadão Conteudo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.