x

Contribuintes já entregaram 2,9 milhões de declarações do IR

Declaração de Imposto de Renda: número representa 10,7% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril

17/03/2015 11:33

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contribuintes já entregaram 2,9 milhões de declarações do IR

Duas semanas após o início do prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) , 2.960.500 declarações foram entregues pelos contribuintes até as 17h de hoje (16), segundo informação da Receita Federal.

O número representa 10,7% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, quando se encerra o prazo.

Este ano, os contribuintes que têm certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida, na página da Receita na internet, na área do e-CAC.

Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários.

Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição.

Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%.

O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes.

O prazo de entrega vai até 30 de abril.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.