x

3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre

Na última quarta-feira, dia 15 de Abril de 2015, aconteceu no Teatro CIEE a 3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre.

29/04/2015 15:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre

3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre

Na última quarta-feira, dia 15 de Abril de 2015, aconteceu no Teatro CIEE a 3ª edição do Fórum SPED Porto Alegre. Com o teatro lotado, o evento se consolida como o maior evento sobre SPED do Brasil. Promovendo amplo diálogo entre o Fisco e o contribuinte, o evento reuniu os maiores especialistas em SPED no país, autoridades no assunto e representantes de empresas de vários estados.

Na primeira palestra, Jorge Campos, moderador da rede social SPED Brasil e contador com mais de 30 anos de experiência, abordou as implicações do Bloco K nos processos das organizações, assim como os desafios encontrados pelas empresas em relação à adequação ao Bloco K no SPED Fiscal. A palestra de Jorge exibiu o leiaute do Bloco K e, em seguida, promoveu uma discussão sobre conceitos e visão de processos desta nova realidade nas empresas, exaltando assim, a necessidade constante de atualização e capacitação do profissional de contabilidade que atuará neste cenário digital.”

A segunda palestra foi ministrada por Edgar Madruga, pós-graduado em Informática Pericial, administrador e auditor, com mais de 100 cursos e palestras realizados. O palestrante, recentemente curado de dengue, apresentou as oportunidades e desafios da gestão tributária nas organizações, ressaltando as implicações das novas tecnologias no rastreio de inconsistências fiscais. Madruga ainda abordou a importância do conhecimento e da inovação fiscal, destacando a necessidade crescente de profissionais multidisciplinares, uma vez que o SPED representa inovação para o ambiente corporativo.”

Após o Coffee, José Alberto Maia, representante no Grupo Gestor do eSocial pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentou a palestra “eSocial, a nova Era das relações de trabalho”, apontando a importância deste projeto, que terá, em breve, a divulgação oficial do cronograma. Segundo o palestrante, o eSocial modificará por completo a realidade dos registros das relações de trabalho no país e por esta razão, as empresas devem se mobilizar para atender a este novo projeto. Para que isto ocorra, Maia informou que haverá disponibilização, até setembro deste ano, a plataforma para testes do eSocial.

Com uma abordagem empreendedora, Roberto Dias Duarte, que é considerado o maior autor e palestrante sobre SPED no Brasil, mostrou quais os efeitos do SPED dentro do ambiente de negócios, ressaltando a necessidade de clareza das regras tributárias e trabalhistas. Contanto uma história sobre uma empresa fictícia, Roberto passou por diversos temas cruciais para o contribuinte, fazendo criticas e apontando efeitos positivos do projeto SPED, especialmente sobre o combate a sonegação.

No começo da tarde, O Supervisor Nacional da EFD-Contribuições, Jonathan Oliveira, deu continuidade ao evento apresentando as Contribuições sociais sobre a Receita. Jonathan traçou um comparativo sobre as incidências e colocou questões críticas quanto à legislação e à fiscalização de PIS e COFINS, mencionando a possibilidade de substituição destas por uma nova e única contribuição.

Em seguida, Mauro Negruni, Diretor de conhecimento e tecnologia da Decision IT e participante ativo do Grupo de empresas participantes dos projetos piloto do SPED, apresentou a evolução do cenário dos documentos fiscais eletrônicos: NF-e, NFC-e, NFS-e. Mauro levantou uma discussão sobre as “GIAS estaduais”, apontando necessidade de eliminação destas para a consolidação do projeto SPED – apresenta mais precisão nas declarações e possibilita o melhor cruzamento de dados, sendo portanto, mais racional. Negruni encerrou sua palestra ressaltando a necessidade de um padrão nacional proposto pelo SPED, sobrepondo, assim, a visão do bem coletivo sobre as visões individuais dos agentes.

Após o Coffee, Mauro Negruni retornou ao palco para falar sobre os aspectos não trabalhistas do eSocial. Mauro mostrou quais as informações que estavam no Manual do eSocial e que agora migraram para a novíssima EFD-REINF. Negruni ainda abordou, de forma humorada, as dicas para avaliação de grau de fornecedores de sistemas quanto a aderência ao ambiente do eSocial.

Finalizando o evento, Clóvis Belbute Peres, supervisor nacional do SPED, apresentou um panorama a respeito da evolução do SPED explicando o que é o programa, os prazos, organizações e principalmente, quais são seus impactos. Clóvis enfatizou a integração da Escrituração Contábil Fiscal com a contabilidade da empresa, trazendo inovação e consequências positivas ao contribuinte.

O evento contou ainda apoio de importantes entidades representativas de segmentos profissionais impactados pelo SPED, CRC – RS, Sindiconta – RS , Assespro, Fecomércio – RS, Jornal do Comércio RS, Portal Contábeis, Planimec, Blog do Mauro Negruni, Grupo Sinos e Baguete. Além disso, participaram como patrocinadores do evento: Bematech, Certisign, Grant Thornton, Decision SPED e Workmatic PRO.

O Fórum SPED Porto Alegre preserva seu papel de promover a reflexão, debates e críticas com o objetivo de melhoria do ambiente de obrigações com os entes estatais.

O evento foi um sucesso, agradecemos a todos que compareceram e informamos que está confirmada a 4ª edição do Fórum SPED Porto Alegre. Reserve sua vaga em: www.decisionit.com.br/forumsped2016euvou

Fonte: Decision IT

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.