x

Gestão financeira: os erros mais comuns

juntamos os 4 principais erros da gestão financeira das pequenas empresas, que podem ser evitados facilmente:

30/06/2015 09:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gestão financeira: os erros mais comuns

A Gestão Financeira é a soma de todas as ações e procedimentos relacionados a todos os planejamentos, análises e controle das atividades financeiras da empresa.

Gerir as finanças de uma empresa é priorizar bons resultados, focando sempre em prazos, custos, e atingindo a rentabilidade dos recursos aplicados.

Fazer um bom controle financeiro é um dos maiores desafios que pequenas e médias empresas enfrentam no dia a dia. O controle eficiente é também o primeiro passo para poder planejar corretamente.

Por isso, juntamos os 4 principais erros da gestão financeira das pequenas empresas, que podem ser evitados facilmente:

1º – Não ter informações corretas
Não obter os números precisos sobre todos os custos envolvidos, fluxo de caixa, valor de contas a receber e a pagar, valor de despesas, é o erro mais comum para as pequenas empresas.
Geralmente isso acontece, pois não há o registro correto das operações realizadas.

2º – Não possuir um sistema de gerenciamento
Muitas pequenas empresas não criam um sistema ou metodologia de controle financeiro. Isso torna o gerenciamento muito díficil no dia a dia e no crescimento. Um software financeiro ajuda muito nessa tarefa, pois torna mais prático e eficiente o controle das finanças da empresa.

3º – Misturar as finanças de diversas empresas
Muitos micro e pequenos empresários possuem mais de uma empresa, e acabam misturando o dinheiro de uma empresa com a outra, causando uma grande confusão. Por exemplo, é mais comum do que imaginamos, a compra ou o envio de estoque de uma loja para a outra. Isso afeta o fluxo de caixa de ambas.

4º – Misturar as finanças pessoais
Outro ponto é não juntar as suas finanças pessoais com as da sua empresa. O mais fácil a fazer é estabelecer um pró-labore para retiradas mensais, registrar todo investimento de capital mesmo que pequeno, e efetuar todos os reembolsos de forma organizada, caso tenham contas pagas no cartão de crédito pessoal, etc.

Fonte: Nibo 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.