x

Polícia Federal descobre esquema de sonegação de impostos em Sombrio-SC

Aproximadamente R$ 25 milhões foram sonegados por duas empresas. Quatro empresas de contabilidade já foram identificadas pela emissão e venda das notas fiscais.

05/08/2015 09:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Polícia Federal descobre esquema de sonegação de impostos em Sombrio-SC

 Polícia Federal descobriu um esquema de sonegação de impostos em Sombrio. De acordo com o delegado da Polícia Federal Nelson Luiz Confortin Napp, o rombo é de aproximadamente R$ 25 milhões. Os crimes de sonegação ocorreram de 2010 e 2011, como indica as documentações encontradas.

A Operação Frigus (palavra em latim que significa frio), em conjunto com a Receita Federal, iniciou em 2014, após uma fiscalização de rotina em empresas da cidade. Conforme o auditor fiscal da Receita Federal, Rogério Penna, foram identificadas notas fiscais suspeitas, que posteriormente descobriram ser frias. Então, começou uma investigação para detectar quem estava emitindo e vendendo a documentação.

Segundo Penna, alguns dos contadores utilizaram empresas inativas para fazer as notas. “Localizamos os laranjas para confirmar que eram laranjas. E notamos que dois empresários tinham tido realmente as empresas e, quando fecharam, não tiveram o cuidado de confirmar se o escritório contábil tinha dado baixa”, destaca. O auditor fiscal enfatiza que os antigos proprietários não têm relação com o esquema de sonegação.

Conforme Penna, as duas empresas que compravam as notas ficais foram autuadas e já estão pagando os tributos sonegados, que foi dividido em parcelas. “Existem cheques que comprovam o pagamento, mas não conseguimos vincular a quantas notas aqueles cheques correspondem”, acrescenta.

Até o momento ninguém foi preso e isso ocorrerá apenas se houver algo novo na investigação. Nesta terça-feira, foram realizadas buscas de evidências em duas gráficas, três escritórios de contabilidade e a casa de um suspeito. De acordo com Napp, 28 pessoas estão trabalhando na Operação Frigus, sendo 10 da Receita Federal e 18 da Polícia Federal.

Fonte: Portal Satc

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.