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MEI dribla crise e amplia seus negócios de beleza em Minas

Desde que deixou uma ascendente carreira de gerente de banco, em 2012, a maquiadora e cabeleireira Michelle Melo reforça a cada dia a certeza de que fez a coisa certa ao investir em um salão de beleza para noivas

16/10/2015 08:29

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MEI dribla crise e amplia seus negócios de beleza em Minas

Desde que deixou uma ascendente carreira de gerente de banco, em 2012, a maquiadora e cabeleireira Michelle Melo reforça a cada dia a certeza de que fez a coisa certa ao investir em um salão de beleza para noivas, transformando em fonte de renda um hobby que aprendeu com a mãe, Eliane.

Neste mês, Michelle deixou de ser Microempreendedora Individual (MEI) , cujo faturamento anual é de até R$ 60 mil. Ela montou a microempresa Eliane e Michelle Melo Cabelo e Maquiagem, aumentou parcerias e colaboradores e reinaugurou seu empreendimento, passando de três para cinco os cômodos sofisticadamente decorados para receber as clientes.

Em tempos bicudos, com a recessão que o País enfrenta neste ano, o natural seria dar um freio nos investimentos, após preparar cerca de 300 noivas. No entanto, Michelle aprendeu que o nicho de negócios relacionados a casamento não para de crescer. O importante, ensina, é buscar corresponder e superar as expectativas das clientes, transformando cada uma em garota-propaganda do salão de beleza, montado em uma casa ampla na cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Casamento é uma tradição muito forte na cultura mineira e sempre há pessoas dispostas a realizar esse sonho da melhor forma", avalia Michelle. "Enquanto realizo o sonho das pessoas, vou também realizando os meus como empresária", diz.

Em seu salão de beleza, o principal leque de serviços concentra-se no charmoso Dia da Noiva. É quando a futura senhora é o centro das ações de embelezamento, com penteados e maquiagens, massagens, banhos, limpeza de pele, depilação, sobrancelhas, manicure/pedicure, hidratação e esfoliação dos pés, cílios postiços, etc. Agora, com a reforma, há também um espaço para relaxamento.

Compre do Pequeno

Com a ampliação do estabelecimento, a empreendedora passou a ter condições de atender ao mesmo tempo 25 clientes, dez a mais do que antes da reforma. Assim teve que aumentar os colaboradores, que passaram de 7 para 15 pessoas, envolvendo cabeleireiros, maquiadores, manicure e pessoal de apoio.

Além disso, a dupla Michelle e Eliane reforçou neste mês o leque de parceiros com os quais há dois anos vem oferecendo uma espécie de kit completo para casamento, desde vestidos para noivas até viagens de lua de mel.

Situada a 18 quilômetros da capital e com uma população de 205 mil habitantes, a histórica cidade de Santa Luzia é um importante centro comercial que atende também localidades vizinhas, como Jaboticatubas, Lagoa Santa e Vespasiano.

No dia 5 de outubro, em homenagem ao Dia da Micro e Pequena Empresa e ao Movimento Compre do Pequeno, lançado nacionalmente pelo Sebrae, as empreendedoras reuniram cerca de 30 parceiros empresariais para comemorar o Dia da Noiva.

Sob orientação e incentivo do analista Jader Santos, do Sebrae Minas, que reside na cidade e cuja esposa é também cliente do salão, o evento em Santa Luzia reuniu empresários da região que trabalham com solenidades sociais, sobretudo casamentos.

Lá estavam empreendedores de empresas de cerimonial, confecção de convites e books, equipes de garçons e recepcionistas, decoração e outros. Na rodada de negócios, várias parcerias foram projetadas e alguns contratos firmados.

"Eu, por exemplo, fechei dois compromissos, a R$ 1 mil cada", conta Michelle. "Apesar da crise que nos rodeia, não temos do que nos queixar", diz.

A minirrodada de negócios de Santa Luzia e vizinhança, no Dia D do Movimento Compre do Pequeno Negócio, foi pioneira nesse formato organizado pelas empreendedoras.

Antes disso, elas já tinham promovido outros dois, caracterizados como de apresentação de produtos e serviços para o mercado de casamento. O primeiro aconteceu em julho de 2014, em sua casa. O segundo, em julho passado, teve de ser feito no Espaço Festa, um grande salão local, com cerca de 400 pessoas.

Tudo pelo cliente

Mesmo com a ampliação do salão de beleza, Michelle aprendeu que o empreendedor não deve se limitar ao seu próprio espaço. Foi o que assimilou em cursos do Sebrae sobre gestão de negócios e em cursos sobre embelezamento realizados no Brasil e nos Estados Unidos, inclusive na Make Up For Ever, considerada a melhor academia de maquiagem do mundo. Com esse currículo, Michelle vai aonde o cliente está. "Há noivas que preferem se preparar em um hotel. Então para lá nos deslocamos", relata.


Por: Abnor Gondim

Fonte: DCI

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