Durante o encontro foi destacada a importância de entidades como a Fenacon na elaboração das normas e sistemas que impactam no dia a dia do contribuinte. Além disso, também foi abordado o projeto de expansão do Autoatendimento Orientado, onde estagiários treinados pela Receita Federal orientam o contribuinte sobre a utilização dos serviços disponíveis na internet, sob a supervisão de funcionários do órgão. Para dar cumprimento a este projeto, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon, bem como o Conselho Federal do Contabilidade (CFC) terão papel preponderante na implantação e no controle das ações que serão desenvolvidas em conjunto.
Também ficou acertado que qualquer proposta de alteração nas normas de atendimento ao contribuinte, serão, antes mesmo de entrada em vigor, submetidos aos órgãos parceiros (Fenacon e CFC), para análise prévia e eventuais sugestões de melhorias e ou/modificações que visem a eficiência na prática.
Berti ressaltou a importância dessas ações, que visam a aproximação e praticidade na aplicação de normas. “Temos certeza que podemos colaborar e nesse tipo de parceria todos ganham”, disse.
Fonte: Fenacon