x

Trabalhista

Mutirão da Justiça do Trabalho tem dívidas em fase de execução como alvo

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho promoverá entre os dias 19 e 23 de setembro a sexta edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista.

06/09/2016 09:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mutirão da Justiça do Trabalho tem dívidas em fase de execução como alvo

O evento é um mutirão nacional com o objetivo de solucionar processos com dívidas trabalhistas que estão na fase em que já há condenação, mas que o devedor não cumpre a decisão judicial.

Este ano, o evento terá o tema “A justiça só é efetiva quando realizada por inteiro”, e contará com a mobilização dos magistrados e servidores de 1º e 2º graus das unidades judiciárias e administrativas, para dar conta do volume de trabalhos.

Segundo explica o coordenador da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista, Cláudio Mascarenhas Brandão, “o objetivo é resolver os processos e pagar as parcelas que foram objeto de condenação”.

Além disso, ele afirma que as execuções são voltadas para os devedores que não procuram a Justiça para quitar suas dívidas e que insistem em não cumprir o que foi determinado. “Nós da Justiça do Trabalho nunca fechamos as portas para aquele empregador que tem dificuldades de cumprir a decisão e procura a Justiça na tentativa de, junto ao credor, chegar a um consenso”, prossegue.

Execução trabalhista

A Justiça tem na execução trabalhista uma de suas maiores pedras no sapato. Isso porque, em diversos casos, mesmo com acordos assinados, as empresas deixam de cumprir com os pagamentos. Também é frequente que as partes envolvidas discordem do valor da dívida e tornem o processo mais longo com recursos.

Para se ter noção, a companhia aérea Vasp é, até hoje, a maior devedora trabalhista do Brasil, mesmo passados 10 anos. Seu caso é tão complexo que foi criada uma Vara do Trabalho exclusiva para os seus assuntos: a Vara Vasp, localizada em São Paulo.

As dívidas atualmente chegam a R$ 2 bilhões.

Leilão

Além da ação principal da Semana Nacional de Execução Trabalhista, ainda será realizado o Leilão Nacional de Bens Penhorados, com bens dos devedores para garantir o pagamento de causas trabalhistas.

Para isso, cada Tribunal Regional do Trabalho ficará responsável por organizar o seu próprio leilão.

Fonte: Grupo Skill

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.