x

Economia

Suspensos Processos Administrativos ref. Benefícios Estado do Rio de Janeiro

Governo Estadual publicou Resolução suspendendo todos os processos administrativos que visam conceder de forma automática (por meio de simples comunicação do contribuinte) ou por ato de concessão da Secretaria de Fazenda.

02/01/2017 12:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Suspensos Processos Administrativos ref. Benefícios Estado do Rio de Janeiro

Em mais um dos efeitos da crise pela qual passa o Estado do Rio de Janeiro, o Governo Estadual publicou Resolução suspendendo todos os processos administrativos que visam conceder de forma automática (por meio de simples comunicação do contribuinte) ou por ato de concessão da Secretaria de Fazenda.

Este ato oficializa os efeitos do processo movido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que teve liminar concedida em outubro passado.

Luciano de Abreu

Íntegra do ato:

RESOLUÇÃO SEFAZ N° 1.050, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016

Suspende os processos de concessão, ampliação ou renovação de benefício fiscal ou financeiro em favor de sociedade empresária, e dá outras providências.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE FAZENDA, no uso de suas atribuições legais e regulamentares,

CONSIDERANDO:

-a decisão em sede de tutela provisória, que determinou a abstenção de conceder, ampliar ou renovar benefícios fiscais ou financeiros em favor de qualquer sociedade empresária até a apresentação de estudos de impacto financeiro-orçamentário, dentre outras obrigações de fazer, produzida no âmbito do processo judicial n° 0334903-24.2016.8.19.0001, da 3 a Vara de Fazenda Pública, da Comarca da Capital, com efeitos a partir de 28 de outubro de 2016, conforme Ofício PGE/PG-3/CFS n° 599/2016; e

-a necessidade de dar publicidade aos contribuintes e servidores dos efeitos da decisão judicial mencionada,

RESOLVE:

Art. 1° Ficam suspensos todos os processos administrativos, no âmbito da Secretaria de Estado de Fazenda, que tenham como objeto a concessão, ampliação ou renovação de benefício fiscal ou financeiro em favor de sociedade empresária, instaurados antes ou após 28 de outubro de 2016.

§ 1° Aplica-se o disposto no caput deste artigo inclusive àqueles processos em fase de recurso de cuja decisão possa decorrer a concessão, ampliação, renovação ou restauração de benefício fiscal ou financeiro em favor de sociedade empresária.

§ 2° Fica sem efeito eventual decisão, em processo administrativo abrangido pelo disposto neste artigo, em favor de sociedade empresária, quanto à fruição de benefício fiscal ou financeiro, a partir de outubro de 2016.

Art. 2° Fica suspensa a fruição de benefício fiscal ou financeiro que dependa de mera comunicação por parte da sociedade empresária, quando protocolada na repartição fiscal a partir de 28 de outubro de 2016.

Art. 3° Não estão sujeitos ao disposto nesta Resolução os pedidos de parcelamento de débitos tributários.

Art. 4° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 28 de outubro de 2016.

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2016

GUSTAVO DE OLIVEIRA BARBOSA
Secretário de Estado de Fazenda

Fonte: D.O.E/RJ - 28/12/2016

Fonte: Contabilidade UNISUAM

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.