x

Economia

Aversão a risco causada por Trump derruba bolsas asiáticas

A Bolsa de Tóquio e mercados menores da Ásia fecharam em baixa nesta terça-feira (31), seguindo as perdas dos índices acionários de Nova Iorque ontem, em meio a uma onda de aversão a risco causada pelo decreto do presidente dos EUA, Donald Trump

31/01/2017 09:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aversão a risco causada por Trump derruba bolsas asiáticas

A Bolsa de Tóquio e mercados menores da Ásia fecharam em baixa nesta terça-feira (31), seguindo as perdas dos índices acionários de Nova Iorque ontem, em meio a uma onda de aversão a risco causada pelo decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, para barrar o fluxo de imigrantes. Outras grandes bolsas da região, como as da China, permaneceram fechadas devido a um feriado.

Numa atitude que gerou polêmica mundial, Trump suspendeu na última sexta-feira o programa de refugiados da Casa Branca por quatro meses e proibiu a entrada nos EUA de cidadãos de sete países de maioria muçulmana por 90 dias. Antes disso, o presidente americano já havia anunciado medidas de viés protecionista, que também geraram preocupações. O gesto mais recente de Trump deixou os investidores apreensivos e temerosos em aplicar seus recursos em ativos considerados mais arriscados, como ações.

Na capital japonesa, Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,69% e encerrou o pregão na mínima do dia, a 19.041,34 pontos. Em Seul, o sul-coreano Kospi recuou 0,77%, a 2.067,57 pontos, também a mínima da sessão, após ficar sem operar nos dois dias úteis anteriores em função de feriados. Já no mercado filipino, o PSEi teve queda de 1,46% em Manila, a 7.229,66 pontos. Em outras partes da Ásia, como China, Hong Kong, e Taiwan, as bolsas continuaram fechadas nesta terça, em razão do feriado do ano novo lunar. Ações dos setores financeiro e automotivo lideraram as perdas em Tóquio hoje.

A Nomura Holdings mostrou baixa de 2,6%, enquanto a Fuji Heavy Industries, fabricante dos carros da marca Subaru, sofreu um tombo de 4%. Diante das preocupações com Trump, ficou em segundo plano a decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de manter sua polícia monetária inalterada, após reunião de dois dias encerrada nesta terça.

O BoJ, por outro lado, elevou suas projeções de crescimento econômico do país para este e os próximos dois anos. Para o estrategista da Sumitomo Mitsui Trust Bank, Katsunori Kitakura, o BC japonês tende a manter a configuração atual de sua política por mais algum tempo, uma vez que a inflação doméstica permanece fraca. Na Oceania, as incertezas provocadas por Trump também pesaram na bolsa australiana. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,7% em Sydney, a 5.620,90 pontos.

Fonte: Jornal do Comércio

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.