x

Economia

Senado autoriza Banco Central a comprar papel-moeda no exterior

Atualmente, dinheiro que circula no país é fabricado pela Casa da Moeda; projeto, que segue para sanção, estabelece que, em situação de emergência, BC estará dispensado de fazer licitação.

09/02/2017 08:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Senado autoriza Banco Central a comprar papel-moeda no exterior

Caberá ao Banco Central definir o cronograma para a compra, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, o dinheiro que circula no Brasil é fabricado pela Casa da Moeda.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara e também estabelece que, em situação emergencial, o Banco Central estará dispensado de fazer licitação.

Uma medida provisória entra em vigor após ser publicada no "Diário Oficial da União". Como a MP que autoriza o Banco Central a comprar papel-moeda no exterior foi editada em setembro do ano passado, tinha força de lei desde então.

Para que se tornasse uma lei efetiva, porém, precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado, no prazo de até 120 dias.

Programação

Pelo texto da medida provisória, a Casa da Moeda não deve conseguir atender à demanda programada de fabricação de cédulas e moedas no atual exercício financeiro.

O Brasil já havia feito encomendas de papel-moeda no exterior em 1994, quando o Plano Real foi lançado. Também foi feita uma nova compra neste ano, assim que a MP foi editada pelo governo de Michel Temer.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.