x

Economia

Brasileiro fica menos pessimista com relação à economia, diz Datafolha

Pesquisa divulgada no jornal 'Folha de S.Paulo' mostrou que 31% da população acha que a economia vai piorar; em dezembro, 41% esperavam piora.

02/05/2017 09:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasileiro fica menos pessimista com relação à economia, diz Datafolha

O índice dos que acham que haverá melhoras na economia passou de 28% para 31%. Outros 35% acham que tudo ficará como está. Em dezembro eram 27%.

Segundo o Datafolha, a pesquisa ouviu 2.781 pessoas em 172 municípios na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto também quis saber dos entrevistados as expectativas sobre a situação econômica pessoal. Aqueles que acham que sua situação vai piorar caíram de 27% para 18%. Para 34%, nada mudará. Houve um aumento de 37% para 45% daqueles que acham que a situação econômica vai melhorar.

Desemprego

De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros acham que o mercado de trabalho vai piorar. Em dezembro, esse índice era de 67%. Aqueles que acham que os níveis de emprego no país vão melhorar são 20%. Em dezembro, eram 16%. Outros 21% acham que a situação vai continuar como está, ante 14% em dezembro.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados de que o desemprego subiu para 13,7% no trimestre de janeiro a março, a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012. No 1º trimestre, o Brasil tinha 14,2 milhões de desempregados, também batendo recorde da série histórica.

Inflação

A pesquisa também ouviu os entevistados sobre expectativa de inflação. 56% esperam um aumento. Em dezembro eram 56%. Outros 44% acham que o poder de compra do salário será reduzido. Na pesquisa de dezembro, esse índice era de 59%.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.