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Economia

Presente de Dia das Mães tem impostos altos e data não deve movimentar comércio

Uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Associação Comercial de São Paulo – ACSP revela que 47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste de Dia das Mães. É um empate técnico em relação aos entrevistados que não comprarão (49%)

02/05/2017 14:32

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Presente de Dia das Mães tem impostos altos e data não deve movimentar comércio

Uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Associação Comercial de São Paulo – ACSP revela que 47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste de Dia das Mães. É um empate técnico em relação aos entrevistados que não comprarão (49%) – a margem de erro é de três pontos.

“Esse empate sugere que neste Dia das Mães o comércio deverá vender a mesma quantidade, ou seja, o crescimento será próximo de zero, com ligeiras variações para mais ou para menos”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Isso não é uma má notícia, pois o empate indica que o pior já passou. O varejo parou de cair para entrar na estabilidade e, posteriormente, iniciar o caminho da recuperação”.

Os entrevistados que não souberam ou não responderam somaram 3%. O levantamento foi feito em todas as regiões do País entre os dias 1º e 12 de abril.

Campeões de venda 

Para os consumidores que irão presentear as mães, a pesquisa da ACSP perguntou o que comprarão. Roupas, calçados, bolsas e acessórios são os preferidos de 34% deles. Em segundo lugar estão joias, bijuterias, perfumes e cosméticos (23%). Flores (9%), celulares (4%), eletrodomésticos (4%), TVs (2%) e chocolates (2%) completam a lista de presentes.

A parcela dos que ainda não sabem o que comprarão subiu de 22% em 2016 para 26% neste ano. “Como há mais indecisos, o lojista tem oportunidade de vender produtos de maior valor, mas para isso terá que fazer uma boa oferta ou oferecer um crédito mais longo. Outra sugestão é investir em marketing e promoções. Há pessoas querendo comprar; elas só não sabem o que”, diz Burti. Ele lembra que o Dia das Mães é a segunda data mais forte para o comércio – a primeira é o comércio.

Impostos

Para quem optou por comprar o presente para a mãe, avisamos: prepare o bolso, pois o valor dos impostos é muito alto. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, comprova que, entre os presentes pesquisados, o perfume importado é o que tem a maior incidência tributária, de 78,43%. Também são tributados em mais de 50% os seguintes itens: maquiagem (69,04%), relógio (53,14%) e joias (50,44%).

Já aqueles que preferirem demonstrar seu amor com o típico almoço do Dia das Mães também não escaparão da mordida da fera: pelos cálculos do IBPT, 32,31% do valor total da conta de um restaurante são tributos.

Até mesmo os filhos que preferirem comemorar de maneira simbólica não escaparão de contribuir com os cofres públicos, presentear a mãe com flores significa gastar 17,71% do preço em encargos.

“De qualquer forma, escolher um presente para demonstrar o amor e a gratidão neste próximo dia 14 de maio, pode ser um grande desafio, uma vez que os produtos mais procurados nesta época têm uma alta carga de tributos. Contudo, este é um ótimo momento para chamar a atenção dos brasileiros sobre  a quantidade de impostos que se paga de forma indireta, já que o imposto está  embutido no valor do  produto”, afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Conheça a carga tributária dos presentes pesquisados pelo IBPT:

 

Produto Tributos  
Água de colônia – nacional 50,38%  
Almoço em restaurante 32,31%  
Aparelho MP3 ou iPOD 49,45%  
Bolsa de Couro 41,52%  
Bota 36,17%  
Buquê (FLORES) 17,71%  
Calça (tecido) 34,67%  
Calça Jeans 38,53%  
Camisa 34,67%  
Chocolate 39,61%  
Computador acima de R$ 3.000,00 33,62%  
Computador até R$ 3.000,00 24,30%  
i pad – TABLET 39,12%  
Jóias 50,44%  
Livros 15,52%  
Maquiagem nacional 51,41%  
Maquiagem Importada 69,53%  
Pacote Viagem 29,56%  
Perfume Importado 78,99%  
Perfume nacional 69,13%  
Porta retrato 43,47%  
Relógio 53,14%  
Roupas 34,67%  
Secador de cabelos 47,88%  
Serviço de TV por Assinatura 46,12%  
Sorvete 38,97%  
Teatro e cinema 30,25%  
Telefone celular 39,80%  
Televisor 44,94%  

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT                                                           

Fonte: IBPT

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