x

Empresarial

Apenas um em cada quatro brasileiros fez cursos de empreendedorismo antes de abrir um negócio

O dado pode ser explicado pela tradicional urgência dos empresários, que ingressavam no setor por necessidade.

06/11/2018 11:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Apenas um em cada quatro brasileiros fez cursos de empreendedorismo antes de abrir um negócio

Apenas um em cada quatro brasileiros fez cursos de empreendedorismo antes de abrir um negócio

Quase ninguém duvida que fazer um curso sobre empreendedorismo ou como gerir um negócio é preciso antes de iniciar nesta atividade. Isto é o que confirmou uma pesquisa realizada pelo Sebrae durante os meses de agosto e setembro deste ano e divulgada em razão da Semana Global de Empreendedorismo. Mas apesar de 96% considerar a medida necessária, a preparação é buscada por uma parcela pequena no país. Apenas um em cada quatro empresários participa de capacitações prévias.

O dado pode ser explicado pela tradicional urgência dos empresários, que ingressavam no setor por necessidade. Nos últimos anos, porém, a busca do empreendedorismo por realização pessoal cresceu. E impactou o dado. Considerando apenas os empreendedores que têm até 24 anos de idade, o cenário é realmente melhor: 33% se capacitaram antes de começar.

— Na verdade, todos já têm discernimento de que a capacitação é essencial para o desenvolvimento de suas competências e o sucesso do negócio. E há uma tendência de melhora. Os jovens estão empreendendo por realização pessoal e com a consciência de que isso diminui seus riscos, se preparam mais — explica Augusto Togni, que é gerente na área de Cultura Empreendedora do Sebrae.

Já após o início da experiência como empreendedor, o índice de brasileiros de qualquer idade que também não fizeram nenhum curso é de 60%. E cai para 47% entre os empresários de até 24 anos.


Gênero e escolaridade impactam

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% das mulheres buscam se capacitar depois que começam a empreender, contra 38% dos homens. O gerente do Sebrae explica:

— Elas, geralmente, tem uma predisposição maior em se aprender e se aprofundar no conhecimento especializado. Buscam se estruturar da melhor forma possível para terem realização pessoal.

Mas outro fator impacta na busca por informação. Segundo a mesma pesquisa, quanto menor a escolaridade dos empresários, menor a preocupação com a própria capacitação especializada. Entre quem tem curso superior, 37% fizeram cursos antes, contra a taxa de 24% entre os empreendedores que têm apenas o nível médio, e 12% entre quem possui só o ensino fundamental. Após o início da experiência, 54% dos graduados buscam cursos, 34% das pessoas com nível médio e 20% das que cursaram até o fundamental.

Vontade de empreender antes da maioridade

Conforme publicado pelo EXTRA, a vontade de empreender tem se manifestado cada vez mais cedo entre brasileiros. É o que demonstra uma pesquisa feita pelo Sebrae, entre agosto e setembro deste ano. De forma geral, um em cada três brasileiros ouvidos no levantamento já pensava em empreender antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, no entanto, este mesmo índice sobe para 80%.

Ana Clara Veloso 

Fonte:  EXTRA

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.