Criada em 2014, o sistema permite que o cidadão contribua para a melhoria dos serviços.
Brasília - Fundamental para empresas e instituições públicas e privadas, a Ouvidoria tem apresentado, ao longo dos anos, resultados positivos para as entidades que incorporaram essa importante ferramenta de comunicação no escopo de trabalho.
No Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a adoção da Ouvidoria não poderia ser diferente. Perto de completar cinco anos de existência, o sistema – já adaptado e informatizado – tem melhorando o fluxo de trabalho da entidade.
Para o vice-presidente de Administração do Conselho, Sergio Faraco, “desde que estabelecemos um canal direto com os profissionais e sociedade, observamos uma melhoria contínua nos nossos processos internos”, aponta.
Um levantamento realizado pela equipe técnica do CFC revela que em 2018 foram registradas mais de 3 mil solicitações. “Nos dados apresentados tivemos mais de 75% de avaliações positivas, o que demonstra a preocupação do CFC em anteder, da melhor forma possível, às mais diversas formas de solicitações”, diz Faraco.
A Ouvidoria do CFC recebe sugestões, elogios, reclamações e denúncias aos diversos serviços prestados pelo Sistema CFC/CRCs. O levantamento informa, ainda, que 62% das solicitações são dos profissionais da contabilidade; 17%, estudantes; 19%, outros (sociedade); e 2%, pessoa jurídica. Para acessar o Sistema da Ouvidoria, clique aqui.
Ouvidoria do CFC – Raio X
Prazo médio para resposta - 7 dias
Manifestações - 3.134 mil
Respostas dentro do prazo – 97%
Avaliações positivas – 77%
Tipos de manifestação
Informação – 35%
Solicitação – 30%
Sugestão – 4%
Elogio – 0,5%
Reclamação - 27%
Denúncia – 4%
Fonte: Comunicação CFC