Uma recente pesquisa realizada pelo Sebrae-SP revelou que mais da metade das MPEs (micro e pequenas empresas) brasileiras, ou mais precisamente 54%, não investe na inovação de produtos, processos e mercado.
As que investem anualmente, no entanto, atingem apenas 4%. Já as que apostam esporadicamente na inovação somam 43% das entrevistadas.
"Tais inovações podem ser vistas na aquisição de máquinas e equipamentos, na informatização da produção e processos internos, bem como na adequação de produtos e serviços à demanda dos consumidores", informa a entidade.
Nível de inovação
Mas tal situação não deve ser encarada como um problema, especialmente agora que os empreendedores de todo o País poderão consultar pela internet o nível de inovação da própria empresa.
"O Sebrae-SP acaba de desenvolver uma ferramenta que permite aos empresários executar um autodiagnóstico que avalia detalhadamente a inovação das organizações", informa a entidade.
A ferramenta encontra-se à disposição dos interessados no site ww.inova.sebraesp.com.br. No espaço, também será possível encontrar dicas de como aprimorar a gestão do negócio.
Perfil dos entrevistados
Para a realização da pesquisa, empresários do setor que se consideram muito inovadores (86%) e que se consideram apenas inovadores (64%) foram entrevistados. Para os primeiros, foram considerados aqueles focados na inovação de produtos, mercados e processos nos 12 meses anteriores à pesquisa.
Já para os demais, foram avaliados como inovadores os que registraram um aumento de faturamento em um dos itens indicados: produto, mercado ou processo.
Fonte: Infomoney