x

Escrituração Contábil Fiscal

Sua ECF 2019 já está pronta? Veja como ter todas as NFes da empresa em mãos

A versão 5.1.2 da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi publicada e atualizada para entrega em 2019. Entenda a importância de conhecer as novidades do programa e de ter todas as NFes para entrega.

23/07/2019 11:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Sua ECF 2019 já está pronta? Veja como ter todas as NFes da empresa em mãos

Sua ECF 2019 já está pronta? Veja como ter todas as NFes da empresa em mãos

A versão 5.1.2 da ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi publicada e atualizada para entrega em 2019. Entenda a importância de conhecer as novidades do programa e de ter todas as NFes para entrega.

O prazo para a declaração da ECF encerra-se em 31 de julho de 2019 (quarta-feira), é necessário ter tudo pronto para o envio e estar a par das alterações que foram feitas na última versão do programa, por exemplo:

  • Correção do erro de java no preenchimento do registro L210;
  • Correção de recuperação de contas da ECD no caso de utilização do livro “B”;
  • Correção da regra de recuperação da conta padrão da Parte B do ano anterior (não deve ser executada neste ano); e
  • Melhoria no desempenho das regras de validação.
  • A versão 5.1.1 do programa da ECF não poderá mais ser utilizada para transmissão.

Além dessas atualizações, o contador responsável pela entrega da obrigação precisa enviar todas as NFes (Notas Fiscais eletrônicas) necessárias e, para isso, uma conferência pode ajudar.

A plataforma de consulta de NFes da Arquivei, disponibiliza a Conferência de SPED para que contadores e outros profissionais da área contábil possam gerar um relatório mostrando quais Notas Fiscais divergem entre a SEFAZ e o SPED (ECF) que será entregue.

Se a empresa tem a confiança de que tem todos os seus documentos fiscais armazenados e separados para a entrega da ECF, isso já libera bastante tempo para lidar com outras questões da obrigação.

Inclusive, questões de sistemas operacionais, pois o programa validador da ECF pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.8, deve estar instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

  1. A) Para Windows:

SpedEcf_w32-5.1.2.exe

  1. B) Para Linux:

SpedEcf_linux_x86-5.1.2.jar (32 bits)

SpedEcf_linux_x64-5.1.2.jar (64 bits) 

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x SpedEcf_linux_x86-5.1.2.jar”, ou “chmod +x SpedEcf_linux_x64-5.1.2.jar”ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Essas são as principais configurações para o envio da ECF, lembrando que a obrigação é composta por 14 blocos, o que a torna mais complexa e trabalhosa.

A ECF obriga as empresas a reforçar a geração de informações corretas no momento do lançamento. Uma das novidades trazidas pela nova obrigação é a exclusão do preenchimento da ficha referente à apuração do IPI, cujo trabalho era extenso.

Qual dessas atualizações mais te dá trabalho no dia a dia? Comente aqui embaixo!

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.