x

Natal: Tributos podem representar mais de 78% do preço do presente

Em razão dos impostos, neste Natal, o consumidor pode chegar a pagar três vezes mais por um produto.

06/12/2011 12:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Natal: Tributos podem representar mais de 78% do preço do presente

Em razão dos impostos, neste Natal, o consumidor pode chegar a pagar três vezes mais por um produto, segundo o advogado, mestre e especialista em tributos e diretor do escritório Edson Pinto Advogados, Edson Pinto.

Segundo ele, baseado em levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), dentre os presentes mais comuns nesta época do ano, é sobre o perfume importado que há a maior incidência de tributos, de 78,43%.

"Por isso, é imprescindível a realização da tão sonhada reforma tributária, que visa diminuir essa carga, simplificar o sistema de tributo, incentivar a produção, geração de emprego e o consumo", diz o advogado.

Outros produtos

Ainda segundo o advogado, o Brasil possui a maior carga tributária entre os países emergentes, sendo que o peso dos impostos no bolso do cidadão chega a 36,08%.

Dentre os tributos, pelo menos cinco estão presentes na maior parte dos produtos. São eles: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS/Cofins (Programa de Integração Social) e Imposto de Importação.

Fonte: Gladys Ferraz Magalhães / IBPT

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.