x

Novo presidente do CRC SP fala sobre as metas de sua gestão

Empresário contábil desde 1996, o novo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, eleito unanimemente pelo plenário do Conselho no dia 2 de janeiro de 2012

05/01/2012 22:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Novo presidente do CRC SP fala sobre as metas de sua gestão

Empresário contábil desde 1996, o novo presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega, eleito unanimemente pelo plenário do Conselho no dia 2 de janeiro de 2012, iniciou sua atuação nas entidades de classe como diretor e membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Contabilistas de Bauru. É conselheiro efetivo do CRC SP há 12 anos, sendo um dos mais novos conselheiros da entidade. Nóbrega foi vice-presidente de Desenvolvimento Profissional na gestão 2008-2009 e vice-presidente de Administração e Finanças na gestão 2010-2011. Em entrevista ao CRC SP Online, o novo presidente revela detalhes de sua administração.

Qual será o foco de sua administração?
Nós vamos ouvir mais os profissionais contábeis e os nossos colaboradores para servir melhor, dentro de uma demanda e de uma expectativa que temos. Vamos atuar muito em desenvolvimento profissional em todas as suas vertentes, pois os profissionais precisam de investimento em educação continuada para se atualizarem e desenvolverem um trabalho cada vez melhor.   

Você é um dos presidentes mais novos do CRC SP. Com a sua idade apenas o Contador Arthur Magalhães Andrade ocupou essa cadeira. O que isso representa?
É uma satisfação pessoal, que aconteceu de forma muito tranquila. Estou no CRC SP há 12 anos. Mas eu não tinha a pretensão de ser presidente. Tudo transcorreu naturalmente. Quando isso se materializou, em 2007, eu me senti preparado para assumir o cargo. Eu sabia que tinha um caminho para percorrer. Passei por todas as Câmaras, adquiri experiência de como relatar processos, verificar controles internos, participar do desenvolvimento profissional. Esse período de preparação foi fundamental. No CRC SP existe uma expectativa muito grande quanto à nossa gestão e tenho consciência plena de toda essa expectativa.  Nos seis últimos meses, além dos trabalhos de rotina, planejamos as ações para o próximo biênio, justamente para atender a essas expectativas.  

Você passou por duas vice-presidências. Que lições das gestões anteriores poderão ser aproveitadas em sua administração?
Esses últimos quatro anos foram importantes para adquirir conhecimento, participando das tomadas de decisões e condução da entidade, no Conselho Diretor.

Um dos principais temas da Contabilidade no Brasil é a convergência às Normas Internacionais. De que maneira o CRC SP auxiliará o Contabilista nos próximos anos?
Desde que começou a se falar da convergência das Normas, o CRC SP vem desenvolvendo ações em diferentes níveis. Já fizemos vários seminários sobre as IFRS (International Financial Reporting Standards – Normas Internacionais de Contabilidade), trazendo conteúdos específicos. Atualmente, criamos o “Canal IFRS-PMEs”, programa da TV CRC SP, para pequenas e médias empresas, onde o Contabilista não só pode assistir, mas também baixar material de suporte. E a ideia é continuar a divulgação desse tema, aprofundando um pouco mais, chegando a níveis mais detalhados, com conteúdo prático. 

Qual é o principal desafio do CRC SP neste momento?
O grande desafio é capacitar o profissional e mostrar para a sociedade o que ele pode fazer, desde o Contabilista que atende pequenas empresas, prestando uma consultoria, até o que atende a uma empresa de um porte maior. A profissão está mudando e é preciso mostrar o seu valor. Neste contexto, quando pensamos nas diferentes realidades que nós profissionais contábeis temos, devemos nos preparar para enfrentar desafios diferentes, para que consigamos nos consolidar dentro das nossas áreas de atuação, agregando valor ao nosso trabalho.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.