x

Dívidas

Famílias carentes pagam conta de luz com Auxílio Emergencial

Inadimplência do setor elétrico é reduzida por famílias de baixa renda que pagaram conta com Auxílio Emergencial.

19/06/2020 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Famílias carentes pagam conta de luz com Auxílio Emergencial

Famílias carentes pagam conta de luz com Auxílio Emergencial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciou que dados levantados com as distribuidoras de energia apontam que famílias carentes provavelmente usaram parte do Auxílio Emergencial, fornecido pelo governo durante a pandemia, para quitar contas de luz atrasadas. A divulgação ocorreu durante uma reunião de diretoria do regulador transmitida online.

O comportamento desses consumidores foi notado pelas companhias em maio, quando a classe de clientes se diferenciou de todas as demais, inclusive, de indústrias e órgãos do poder público, nas quais foi registrado significativo salto da inadimplência durante o mês.

Com essa mudança de comportamento das famílias de baixa renda, o índice total de inadimplência entre os clientes das distribuidoras caiu fortemente em maio, indo para 4,5% contra pouco mais de 10% em abril.

"Em abril houve um aumento do nível de inadimplência. Porém, no mês de maio houve redução e esse indicador apresentou valores no mesmo patamar dos valores verificados no ano de 2019 ", apontou a especialista em Regulação da Aneel, Djane Melo.

Inadimplências

A especialista da Aneel destacou que os clientes de baixa renda tiveram, no mês passado, uma “inadimplência negativa” de 11,6% ao pagarem mais às distribuidoras do que o valor das faturas emitidas para eles no mês.

Os clientes residenciais que estão fora dessa categoria alcançaram um índice de inadimplência de 5,25% em maio, diante de 1,5% do mesmo período do ano passado. A indústria e o comércio tiveram inadimplência de 8%, contra -3,3% no ano anterior.

O pagamento das dívidas de energia pelas famílias carentes começaram a ser constatados após o pagamento das primeiras parcelas do Auxílio Emergencial serem pagas. Em abril, o governo também publicou uma medida provisória que garantiu isenção das contas de luz por três meses para pessoas já cadastradas na chamada tarifa social de energia.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.