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Pequenas atitudes fazem a diferença

Por mais que o trabalho pareça seguro, há atitudes do cotidiano, algumas aparentemente inofensivas, que podem não ser bem vistas pelas empresas.

20/01/2012 09:14

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Pequenas atitudes fazem a diferença

Por mais que o trabalho pareça seguro, há atitudes do cotidiano, algumas aparentemente inofensivas, que podem não ser bem vistas pelas empresas. Em um cenário em que ocorrem transformações no mercado com a globalização, as pressões por resultados são cada vez maiores. Por isso é muito importante ficar atento a alguns hábitos, que aparentemente são simples, mas que podem comprometer a carreira.

Segundo a consultora de recursos humanos, Ilana Lissker, a palavra-chave da atualidade é o equilíbrio. “É necessário saber equilibrar as pressões do dia a dia, pois, atualmente, todo mundo trabalha com muita pressão e quem mostra que não sabe lidar com ela, com certeza perde alguns pontos”, explica.   

A necessidade do equilíbrio e bom senso entram, também, na questão dos gastos nos processos da empresa. “Hoje, todas as áreas de uma empresa têm de saber dosar seus orçamentos e não extrapolar”, ressalva a consultora. Um funcionário que não tem cuidado ao utilizar a verba da empresa tem todas as probabilidades de, em algum momento, ter seu emprego em risco.

O relacionamento interpessoal também conta, quando a questão é ambiente de trabalho. É fato que para ter um clima bom no escritório, é preciso que as pessoas se deem bem. Mas, vale lembrar que a vida pessoal não pode ser inteiramente levada para o ambiente de trabalho. “As empresas prezam pela qualidade de vida dos funcionários e, cada vez mais, entendem que eles têm de cuidar dela. Mas, quando isso entra muito forte no dia a dia, pode ser um problema”, diz Ilana.

Um valor essencial, segundo a especialista, é a transparência. Atualmente, quando a informação corre livremente, um funcionário que saiba dividir as notícias com a equipe, sejam elas boas ou ruins, e encontrar sempre as melhores soluções é peça-chave no quadro de qualquer companhia.

Dicas para manter o emprego
- Bom comportamento: alguns momentos no trabalho, que são mais formais, as empresas precisam que as pessoas saibam se portar. Ao mesmo tempo, alguns clientes estabelecem relações mais próximas. A versatilidade é uma característica fundamental para quem quer manter o emprego seguro.

- Viva as diferenças: funcionário preconceituoso não tem vez. As empresas investem em diversidade. Abrir a mente é uma dica de ouro.

- Ir além: ficar seguro e acomodado nas funções diárias dá a impressão que a pessoa não quer crescer e, claro, fazer a companhia crescer também. Ambição é vital.

- Decisão: um funcionário desejado pelos empregadores tem a segurança para dar a palavra final em situações que estejam dentro de sua alçada.

Fonte: CRC - SP

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