Os Microempreendedores Individuais (MEIs), assim como as grandes empresas, sofreram diversas alterações nas formas de exercer atividades neste ano, devido ao cenário de pandemia e a crise financeira causada pela suspensão de atividades de vários segmentos econômicos.
Em 2020, foram muitas mudanças. Como medida de emergência, a tributação para categoria foi adiada, novos empreendedores por necessidade surgiram e a obrigação de alvará de funcionamento de alguns estabelecimentos foi suspensa.
Mas, agora, as obrigações voltam a vigorar e, para esclarecer todos as dúvidas dos contribuintes, o Contábeis realizará nesta quarta-feira (28), às 14h, um webinar com Elisângela Doroteu Almeida, analista de negócios do Sebrae.
“Com a chegada da Covid-19 no Brasil, até a abertura online do MEI foi maior. Vamos esclarecer quais as vantagens de sair da informalidade, o benefícios e direitos que o microempreendedor têm e comentar sobre como a inovação está sendo aliada desses novos negócios para se destacar em meio a crise”, pontua Elisângela.
A analista de negócios do Sebrae também vai abordar a volta dos tributos para os MEIs que, agora, precisarão ser pagos em dobro. Será possível entender o que fazer com a DAS e se há alguma alternativa para o pagamento acumulado.
“Outra medida que ocorreu neste ano foi a suspensão da obrigatoriedade de alvará de funcionamento para algumas categorias. É importante entender o tema para decidir qual a melhor estratégia de ação para o seu negócio, com as possibilidades que agora estão disponíveis.”, lembra a especialista.
MEI 2021
A analista do Sebrae também vai falar sobre como o MEI poderá se planejar para 2021, como entrar o ano no azul e traçar um planejamento para dar direcionamento aos negócios em um ano de recuperação.
Questões como o que será preciso para abrir um MEI, se há previsões para incentivos aos pequenos negócios, mudanças e novidade para categoria no próximo ano, também serão esclarecidas.