x

Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF

Como organizar a documentação para evitar sustos ou término do prazo.

05/03/2012 16:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF

Para amansar o Leão

Chegou a hora indigesta para milhões de brasileiros: a declaração anual do Imposto de Renda. Mas você não precisa transformar suas obrigações com o Fisco em um tormento.

Para não tomar sustos, basta manter a documentação em ordem, ficar atento aos seus direitos e deveres e cumprir os prazos estabelecidos pela Receita. Segundo o órgão, em 2011 o principal motivo de incidência de malha fina foi a omissão de rendimentos, erro detectado em 320 mil das 569 mil declarações retidas pelo governo.

Para 2012, uma das principais mudanças é que os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 10 milhões precisam transmitir a declaração por meio de um certificado digital. Outra novidade, que pode beneficiar quem costuma fazer doações, é a possibilidade de doar a quantia de até 3% do imposto devido para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente até o fim do mês de abril e abater no IR.

Fonte: Isto É

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.