Empresários da terceira idade são os que mais geram empregos e renda no Brasil. A informação foi divulgada pelo Sebrae, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua – PNADC do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.
O estudo reconheceu que a maior proporção de empregadores (20%) está localizada neste perfil de empresário.
Faixa Etária
Quando comparados às outras faixas etárias, os donos de negócio com 65 anos ou mais são os que mais possuem empregados, formando os seguintes percentuais:
- 71%: com 1 a 5 empregados;
- 11%: com 6 a 10 empregados;
- 10%: com 11 a 50 empregados;
- 8%: com 51 ou mais empregados.
Esses números são concernentes ao terceiro trimestre do ano passado, quando o Brasil atingiu 1,8 milhão de empreendedores nessa faixa etária, o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte.
Regiões
A região campeã de empreendedores na terceira idade é a sudeste, com 50% de empresários nesta faixa etária.
São Paulo sai na frente – 29% e Minas Gerais – 10% fica em segundo lugar.
Perfil dos empreendedores
O estudo do Sebrae mostra que os empresários com 65 anos ou mais têm o seguinte perfil: homens – 73%; brancos – 59%; chefes de família – 73%, e dedicados a uma única ocupação – 98,8%. Além disso, eles são os que estão mais tempo na atividade atual – 92% há mais de dois anos.
No que diz respeito ao nível de escolaridade, o empreendedor da terceira idade é o que tem menos instrução quando comparado aos demais grupos. Em sua maioria, eles possuem nível fundamental – 48%. Apesar disso, são os que apresentaram o maior rendimento, com 10% com ganhos de mais de cinco salários-mínimos, ou seja, acima de R$ 5.225,00.