x

Contratação de autônomo fica mais segura

José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP, afirma que medida será positiva para empregadores e empregados

08/03/2012 09:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contratação de autônomo fica mais segura

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apoia a iniciativa do governo Dilma Rousseff em propor ao Congresso mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para possibilitar a contratação com carteira assinada de funcionários eventuais e “horistas”. “A ideia é muito boa, só precisa ser bem operacionalizada”, afirma José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP.

Pastore aposta que a proposta será bem recebida por empregados e empregadores e explica que “o principal benefício associado à reforma é o fim da insegurança jurídica que existe hoje”. Segundo ele, um trabalhador pode ser contratado como autônomo e ter os benefícios, como o FGTS, assegurados pela lei, contudo, a contratação recorrente desse funcionário, ainda que fora de um padrão constante, pode caracterizar vínculo empregatício. Para os buffets e outros setores em que a contratação dos funcionários é feita somente por algumas horas e depende da existência de um evento, a medida já vem tarde. “A contratação de funcionários eventuais já deveria existir. Certamente, trará muitos benefícios para o mercado”, conclui Pastore.

Fonte: Fecomercio

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.