x

Técnicos em Contabilidade têm oportunidade de continuar os estudos

A valorização da profissão contábil é uma das principais metas do CRC SP.

08/03/2012 16:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Técnicos em Contabilidade têm oportunidade de continuar os estudos

A valorização da profissão contábil é uma das principais metas do CRC SP. Para que os objetivos sejam alcançados, é fundamental o constante aperfeiçoamento e a oferta de oportunidades para que o profissional possa crescer na carreira. As parcerias e os convênios com instituições de ensino são passos importantes neste caminho.

O Conselho fechou um convênio com duas instituições de ensino superior – a Faculdade Politécnica de Campinas e a Escola Internacional de Negócios, em Jundiaí. As condições são bastante favoráveis para quem pretende a formação superior, como o desconto de 37,5% no valor da mensalidade e a possibilidade de eliminar disciplinas.

O professor José Carlos Marion, titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, autor de 29 livros na área contábil-financeira, espera que o sucesso destes convênios estimule novas parcerias no estado.

Qual a importância do convênio do CRC SP com a Policamp (Faculdade Politécnica de Campinas) e a FCG (Escola Internacional de Negócios - Jundiaí)?
É o primeiro curso superior de Contabilidade voltado exclusivamente para Técnicos em Contabilidade.

Quantos profissionais podem ser beneficiados em Campinas e Jundiaí?
Há aproximadamente cinco mil Técnicos nestas duas regiões. Como o curso possibilita exame de proficiência (disciplinas que o Técnico já cursou ou que está praticando), não haverá necessidade de frequentar aulas todas as noites. Neste caso, Técnicos de outras cidades mais distantes poderão também aproveitar este convênio.

Há alguma perspectiva para convênios semelhantes com instituições de ensino da capital e em outras cidades do Estado?
Sem dúvida. O sucesso destas duas primeiras instituições de ensino superior estimulará novos convênios em todo o estado.

Quais são as disciplinas possíveis de eliminação, no caso de quem fez o curso técnico e vai seguir na graduação?
Todas as disciplinas do núcleo contábil, considerando também a experiência que o Técnico já possui. Normalmente, são na área de métodos quantitativos e disciplinas afins, como Direito, Administração, Economia etc.

Qual a sua avaliação sobre a profissão do Contabilista? Temos profissionais suficientes para atender a demanda?
A profissão contábil caracteriza-se por muitas peculiaridades: desemprego zero; demanda por este tipo de profissional em todos os estados do Brasil e diversos países no mundo (com a internacionalização da Contabilidade, o mercado de trabalho se abre mais ainda); obrigatoriedade de Auditoria para todas as empresas de grande porte; é o segundo curso superior no Brasil (só perde para Administração), demandando muitos professores e pesquisadores, e é a profissão que mais tem especializações - calcula-se aproximadamente 50.

E como anda a qualidade da formação profissional, tanto técnica quanto superior?
Hoje, assim como na área de Direito, o Conselho Federal de Contabilidade define, junto com o Ministério da Educação, quais cursos serão autorizados e reconhecidos. A qualidade dos cursos contábeis, que já apresenta sensível melhora, em função principalmente do Exame de Suficiência, tende a atingir um nível de satisfatório para bom nos próximos dois ou três anos.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.