x

Sugestões para integrar um novo talento à equipe

É sempre muito agradável receber um colaborador com potencial, que venha a agregar diferencial à empresa através de propostas inovadoras.

10/03/2012 23:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sugestões para integrar um novo talento à equipe

É sempre muito agradável receber um colaborador com potencial, que venha a agregar diferencial à empresa através de propostas inovadoras. Contudo, para que essa pessoa ofereça um bom desempenho é preciso que ela se sinta parte integrante da equipe. Lógico que os programas de integração são valiosos, pois a apresentam o negócio, a empresa e dá ao novato uma ideia de como a mesma funciona no dia a dia, Mas será que isso é suficiente, para que a pessoa sinta-se à vontade com os colegas que farão parte da sua nova rotina? Certamente que será preciso algo a mais. Confira abaixo algumas sugestões para o líder integrar o novo talento que chega aos demais membros do time.

1 - Logo no primeiro dia de trabalho, é importante que o gestor tenha uma conversa individual com o novo funcionário. Durante esse "bate-papo", a liderança pode aproveitar a oportunidade para falar com mais detalhes sobre as atividades que ele irá assumir, sobre o dia a dia do setor e da própria companhia.

2 - O líder deve abrir espaço para que o recém-chegado faça suas perguntas, pois durante o processo formal de integração podem ter ficado no "ar" algumas dúvidas em relação benefícios, plano de carreira, código de conduta, entre outros.

3 - Terminada a breve reunião com o novo colaborador, é chegado o momento de apresentá-lo aos demais membros da equipe. Apresente as pessoas que se encontram no setor naquele momento e cite a função de cada um, enfatizando aqueles profissionais que irão atuar diretamente com o novato.

4 - Aproveite a oportunidade e também dê a palavra ao novo funcionário, para que ele faça uma breve apresentação sobre sua formação, os locais em que já atuou. Vale lembrar que é pertinente perguntar ao colaborador se ele se sentirá à vontade em falar em público ou se prefere que os colegas o conheçam a partir do convívio diário. Isso porque, num primeiro momento, a pessoa pode se sentir muito inibida diante de tantos rostos desconhecidos.

5 - Da mesma forma que a liderança abriu espaço para o recém-contratado, também deve dar oportunidade para os demais membros da equipe falarem algo. Talvez, um colaborador deseje dar as boas-vindas em nome do time para aquele que está iniciando uma nova etapa na carreira.

6 - A liderança deve ainda aproveitar a oportunidade para estreitar o relacionamento do novo talento com os demais integrantes da equipe. Uma ótima alternativa é solicitar que os demais membros da equipe ou, pelo menos alguns, dediquem entre uma a duas horas para apresentar suas atividades ao recém-chegado. Dessa forma, quando ele precisar de uma informação, saberá a quem recorrer e se sentirá mais ambientado tanto com o negócio quanto com os novos colegas.

7 - Vale salientar que esse sistema de integração em que as pessoas dedicarão de uma a duas horas ao recém-contratado deve ser feito em forma de "rodízio", pois isso evitará que as atividades diárias não sejam prejudicadas e tampouco ocorra desperdício de tempo.

8 - Sempre que possível, é interessante designar um mentor para quem está iniciando as atividades na organização. Isso não significa que a pessoa deva ficar "colado" durante todo o expediente em quem está iniciando, mas sim que fique possa orientá-lo sobre suas novas atribuições nos primeiros dias e esteja apto a tirar dúvidas.

9 - Mesmo com a presença de um gestor, a liderança pode agendar um dia na semana para conversar rapidamente com o profissional que ainda está se familiarizando com a organização. Isso pode ser feito semanalmente, no primeiro mês, e depois ganhar um espaçamento maior ou quando o líder achar necessário. Esse bate-papo pode servir de feedback tanto para o funcionário que chegou à organização, como também para a liderança identificar se o novo talento está ou não tendo uma boa adaptação à sua nova realidade profissional.

10 - Caso o recém contratado chegue durante um momento em que esteja agendado um evento na empresa, para registrar a passagem de uma data festiva como, por exemplo, o São João ou o Natal, o gestor dele estimulá-lo a participar. Isso fará com que o recém-chegado tenha a oportunidade de conversar com os demais colegas sobre assuntos que não estejam obrigatoriamente relacionados ao dia a dia de trabalho. Momentos de lazer sempre unem as pessoas.

Fonte: Portal RH

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.