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DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO

Como emitir e pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional

É necessário emitir e pagar a guia do DAS para o recolhimento tributário mensal do empresário

31/05/2021 15:30

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Como emitir e pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional

Como emitir e pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional Foto: Pixabay

Os Microempreendedores Individuais (MEI) e empresários de pequeno porte são optantes pelo Simples Nacional, que é o sistema simplificado de arrecadação tributária, com carga unificada e reduzida. 

Para seguir em conformidade com o registro e poder usufruir de seus benefícios e direitos, o empreendedor deve estar em dia com o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), forma de tributação dessa categoria.

Como emitir o boleto do DAS

O boleto DAS precisa ser emitido através do Portal do Empreendedor e não é aceito para pagamento após a data de vencimento. 

Caso ocorra atraso no pagamento, será necessário gerar um novo boleto DAS, com o valor dos juros e correções automaticamente atualizados pelo sistema.

Confira o passo a passo para emissão do boleto:

  • Acesse o site Programa Gerador de DAS
  • Clique em “MEI” no menu no canto superior esquerdo
  • Selecione “Emissão de Carnê de pagamento - DAS”
  • Clique em “Acesse o aplicativo PGMEI”
  • No campo que abrir, escreva o CNPJ e os caracteres solicitados na imagem, aperte continuar
  • Na aba “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”, clicar em “Pagamento Mensal”: 
  • Selecione o ano dos boletos desejados e clicar em “Continuar”: 
  • Selecionar os meses dos boletos a imprimir e clicar em “Continuar”: 
  • Será gerado um arquivo no formato PDF com o boleto.

Cadastro do débito automático 

É possível ainda acertar as contas através do débito automático, basta acessar o site, e realizar o login. Caso o contribuinte não possua código de acesso, poderá gerar o código no momento em que for acessar o serviço Débito Automático do MEI, clicando no “Clique Aqui” na parte inferior do quadro. Se o acesso for feito por Certificado Digital, o MEI será direcionado ao portal e-CAC.

Após o login, será possível inserir os dados de pagamento do cartão de débito.

Pagamento online

A última opção para realizar o pagamento da guia é de forma online. Acesse o site Programa Gerador de DAS, faça login com o CNPJ, clique em “Emitir Guia de Pagamento DAS”, após selecionar ano, mês e data do pagamento, clique em “Pagar Online”.

O sistema redirecionará para o banco para pagamento via internet banking.

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