x

Reavaliação cadastral

Pente-fino: INSS está enviando cartas a segurados que precisam regularizar documentação

Cerca de 1,7 milhões de segurados que devem receber a convocação, segundo o INSS.

26/06/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pente-fino: INSS está enviando cartas a segurados que precisam regularizar documentação

Pente-fino: INSS está enviando cartas a segurados que precisam regularizar documentação Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com pendências no cadastro de benefícios já começaram a receber cartas do instituto alertando para entrega de documentação para evitar o corte dos auxílios.

De acordo com o INSS, há um total de 1,7 milhão de segurados na mira do pente-fino e aproximadamente 700 mil cartas já foram postadas.

Essa reavaliação cadastral que está acontecendo é padrão do instituto e está prevista na legislação previdenciária do país. Além disso, ela faz parte da estratégia do governo para reduzir gastos com o pagamento de benefícios irregulares.

De acordo com o INSS, a revisão cadastral pode atingir todos os benefícios e, neste momento, o órgão está reencaminhando cartas para evitar que beneficiários percam sua renda previdenciária por não responderem ao pedido de exigência.

Pente-fino do INSS

As cartas estão sendo enviadas para endereços informados pelos próprios beneficiários ao solicitar algum benefício da previdência. Os segurados que receberem as cartas precisam ligar para o telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS para agendar o cumprimento da exigência

A entrega de documentos, para quem foi solicitado, deve acontecer em até 60 dias. Após esse prazo, o pagamento do benefício será suspenso e, se a situação não for regularizada, em 30 dias será cancelado.

É importante lembrar que o documento enviado pelo órgão possui a marca da Previdência Social, contém o nome e o número do CPF do beneficiário, além de instruir sobre como proceder

O INSS reforça que não solicita nenhum tipo de pagamento para prestar o serviço e nem pede fotos de documentos ou do segurado pelo WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.