x

Aprovação no Exame de Suficência é obrigatória para emissão do registro profissional

A primeira edição do Exame de Suficiência para profissionais contábeis será realizada no dia 25 de março de 2012.

15/03/2012 21:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aprovação no Exame de Suficência é obrigatória para emissão do registro profissional

A primeira edição do Exame de Suficiência para profissionais contábeis será realizada no dia 25 de março de 2012. A aprovação no Exame é condição essencial para o Contabilista solicitar o registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Sem esse documento, ele não pode exercer as funções previstas por lei. Para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Marcia Ruiz Alcazar, o registro profissional garante ao Contabilista melhores condições de trabalho e, à sociedade, a segurança na hora de contratar serviços com pessoas devidamente habilitadas.

Qual a importância do Exame de Suficiência para a carreira do Contabilista?
O Exame de Suficiência contribui significativamente para a valorização do Contabilista, tendo em vista o objetivo de comprovar conhecimentos médios consoantes aos conteúdos programáticos desenvolvidos nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade, indispensáveis para o desempenho do profissional contábil.

Se não passar no Exame, o Contabilista não consegue emitir o registro profissional e não pode atuar. Quais são as consequências legais contra o profissional inabilitado?
De fato isso é uma realidade, mas é também uma grande oportunidade. A Resolução CFC nº 560/83, em seu artigo 3º, estabelece 48 atividades privativas do Contabilista, ou seja, que só o profissional registrado nos CRCs pode exercer. A inobservância dessa exigência gera penalidades administrativas e éticas, tanto para o profissional inabilitado quanto para a empresa contratante e para o Contador responsável. Não basta apenas a conclusão do bacharelado em Ciências Contábeis ou do curso Técnico em Contabilidade, a obtenção do registro é uma exigência que deve ser rigorosamente cumprida, depois de superado o Exame de Suficiência. Uma das principais vantagens é que os Contabilistas habilitados passam a ter um reconhecimento perante o mercado de trabalho e a sociedade, que pode contar com profissionais mais preparados.

Quais foram os resultados dos exames aplicados no ano passado? Ficaram dentro das expectativas, abaixo ou superaram?
A segunda edição do Exame de Suficiência de 2011 (50% de aprovação) foi um pouco melhor do que a primeira (30% de aprovação), mas ainda demonstra que existe muito para ser conquistado pelos alunos e instituições de ensino. Manter-se atualizado, preparar-se para o exame e participar das atividades de educação continuada oferecidas pelo CRC SP pode ser um grande diferencial para quem quer ingressar num mercado em expansão, tão competitivo e cada vez mais qualificado e exigente.

Pensando na grade curricular dos cursos, tanto técnicos quanto de nível superior, qual é a maior deficiência no ensino? E onde estão os pontos fortes?
Os desafios da educação no Brasil são enormes e muito se discute nesse sentido em todas as áreas. Não poderia ser diferente na ciência contábil. O sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade) contribui positivamente nesse sentido, e entre os pontos fortes, destaco: a matriz curricular sugerida pelo CFC; as atividades de educação continuada organizadas pelos CRCs para profissionais e alunos da área, incluindo cursos técnicos, e os encontros estaduais de estudantes de Ciências Contábeis para fomentar as oportunidades da profissão, aprimorar conhecimentos e discutir a ética no exercício da atividade contábil. Tudo pensado para valorizar cada vez mais a profissão.

Como o CRC SP e as Entidades Congraçadas podem contribuir para a melhoria nas condições de ensino das Ciências Contábeis e no aperfeiçoamento do profissional?
Mantendo e ampliando as atividades de educação continuada para os estudantes de Ciências Contábeis e ir além, como despertar o interesse das crianças e adolescentes pela profissão e carreira contábil.

E qual é a perspectiva do CRC SP para o Exame do dia 25 de março?
Temos mais de oito mil inscritos em São Paulo, só na capital são mais de quatro mil. As expectativas são muito positivas. Esperamos superar o índice de aprovação da segunda edição do ano passado, que foi de cerca de 50%.

Fonte: CRC - SP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.