x

Bancos ultrapassam telefonia e lideram ranking dos mais reclamados no Procon

Não é de hoje que as instituições financeiras e as telefônicas são de longe, o pior atendimento. Ocorre que nos últimos tempos os bancos tem se mostrado mais incompetentes ao atendimento que as operadoras de telefonia.

16/03/2012 10:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bancos ultrapassam telefonia e lideram ranking dos mais reclamados no Procon

Os bancos superaram o setor de telefonia e passaram a liderar o ranking das empresas mais reclamadas pelo consumidor em 2011, informou a Fundação Procon de São Paulo nesta quinta-feira (15). Serviços relacionados a comércio eletrônico e fabricantes de eletrodomésticos surgem logo em seguida entre as companhias que mais geraram problemas.

Veja a lista completa das 50 empresas mais reclamadas

De acordo com o levantamento, baseado em mais de 50 fornecedores que deixaram seus clientes insatisfeitos, Bradesco é o primeiro colocado na lista, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime e Itaú Unibanco. Fabricante de eletroeletrônicos, a LG ocupa a posição seguinte.  As empresas de telecomunicações que, tradicionalmente, eram as mais reclamadas em edições anteriores, surgem a partir da quinta colocação. O setor ocupa três das dez primeiras posições: TIM (5ª), Telefônica (6ª) e Oi (7ª).


Setores

 
Em 2011 a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica,  saneamento básico, dentre outros), com 17%.
 
O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.

A relação da entidade é baseada apenas em “reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores”

Atendimentos

Ao logo de 2011, o total de atendimentos no Procon para consultas, orientações e queixas foi de 727.229 – alta de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) foram reclamações fundamentadas.

Os atendimentos geraram 137.694 notificações a fornecedores. Nesta fase preliminar, 76% dos casos foram solucionados, afirma a entidade.

Outro lado

O R7 entrou em contato com as empresas mencionadas, mas, até a publicação desta reportagem, só havia recebido o posicionamento dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco e das operadoras TIM e Telefônica/Vivo.

Em nota, o Itaú Unibanco se mostra decepcionado em ocupar as primeiras posições do ranking:

- Mesmo com a redução de 19% no volume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa posição no ranking do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas, em velocidade maior que a expansão do setor bancário.

Também em nota oficial, o Bradesco argumenta que a posição a instituição financeira no ranking reflete a incorporação, pela primeira vez, dos apontamentos referentes ao Banco Ibi.

- Os processos do Ibi já foram integrados e começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos do Bradesco, no sentido de serem alinhados aos padrões de qualidade e agilidade do banco.

Já a TIM afirma ser favorável ao trabalho dos órgãos de defesa do consumidor. A empresa informa que analisará os números divulgados no ranking do Procon e também atuará para a melhoria contínua dos serviços prestados.

Em nota, a Telefônica informa que o “reposicionamento no ranking do Procon, com redução de 73% no número de queixas em 2011 em relação a 2010, é resultado dos investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos serviços prestados e a atenção ao cliente”.

Fonte: R7.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.