Os bancos superaram o setor de telefonia e passaram a liderar o ranking das empresas mais reclamadas pelo consumidor em 2011, informou a Fundação Procon de São Paulo nesta quinta-feira (15). Serviços relacionados a comércio eletrônico e fabricantes de eletrodomésticos surgem logo em seguida entre as companhias que mais geraram problemas.
Veja a lista completa das 50 empresas mais reclamadas
De acordo com o levantamento, baseado em mais de 50 fornecedores que deixaram seus clientes insatisfeitos, Bradesco é o primeiro colocado na lista, seguido pela B2W - empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime e Itaú Unibanco. Fabricante de eletroeletrônicos, a LG ocupa a posição seguinte. As empresas de telecomunicações que, tradicionalmente, eram as mais reclamadas em edições anteriores, surgem a partir da quinta colocação. O setor ocupa três das dez primeiras posições: TIM (5ª), Telefônica (6ª) e Oi (7ª).
Setores
Em 2011 a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a que registrou maior número de reclamações fundamentadas (37%); seguida por assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) com 28% e serviços essenciais (telecomunicações e energia elétrica, saneamento básico, dentre outros), com 17%.
O destaque foram os atendimentos em relação às compras feitas pela internet, incluindo sites de compras coletivas. Em comparação a 2010, houve aumento de 86% das queixas, principalmente sobre a falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.
A relação da entidade é baseada apenas em “reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores”
Atendimentos
Ao logo de 2011, o total de atendimentos no Procon para consultas, orientações e queixas foi de 727.229 – alta de 15% em relação ao registrado em 2010. Deste total, apenas 33.401 (4,59%) foram reclamações fundamentadas.
Os atendimentos geraram 137.694 notificações a fornecedores. Nesta fase preliminar, 76% dos casos foram solucionados, afirma a entidade.
Outro lado
O R7 entrou em contato com as empresas mencionadas, mas, até a publicação desta reportagem, só havia recebido o posicionamento dos bancos Bradesco e Itaú Unibanco e das operadoras TIM e Telefônica/Vivo.
Em nota, o Itaú Unibanco se mostra decepcionado em ocupar as primeiras posições do ranking:
- Mesmo com a redução de 19% no volume de demandas, não estamos satisfeitos com nossa posição no ranking do Procon-SP. Continuaremos investindo esforços para aprimorar serviços e reduzir falhas, em velocidade maior que a expansão do setor bancário.
Também em nota oficial, o Bradesco argumenta que a posição a instituição financeira no ranking reflete a incorporação, pela primeira vez, dos apontamentos referentes ao Banco Ibi.
- Os processos do Ibi já foram integrados e começam a receber o mesmo tratamento dado aos processos do Bradesco, no sentido de serem alinhados aos padrões de qualidade e agilidade do banco.
Já a TIM afirma ser favorável ao trabalho dos órgãos de defesa do consumidor. A empresa informa que analisará os números divulgados no ranking do Procon e também atuará para a melhoria contínua dos serviços prestados.
Em nota, a Telefônica informa que o “reposicionamento no ranking do Procon, com redução de 73% no número de queixas em 2011 em relação a 2010, é resultado dos investimentos e esforços contínuos da companhia em aprimorar a qualidade dos serviços prestados e a atenção ao cliente”.
Fonte: R7.com