x

EnCena

Educação fiscal: escolas públicas do DF ganharão aplicativo para promover conhecimento sobre o tema

Até final do ano, o projeto piloto será aplicado em 80 escolas públicas para professores e alunos.

09/08/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Educação fiscal: escolas públicas do DF ganharão aplicativo para promover conhecimento sobre o tema

Educação fiscal: escolas públicas do DF ganharão aplicativo para promover conhecimento sobre o tema Foto de Julia M Cameron no Pexels

O governo do Distrito Federal criou uma aplicativo lúdico-pedagógico, em formato de jogo, para disponibilizar nas escolas da rede pública para promover a educação fiscal a professores e alunos.

O EnCena conta com “assuntos diversos e interligados necessários à formação para a cidadania”, como Estado; tributos; orçamento, finanças e gestão pública; ética; e controle social.

De acordo com o governo, a ideia é usar tecnologia e produção audiovisual de forma estratégica para a transposição didática dos conteúdos relativos ao tema educação fiscal. Em um primeiro momento, será executado, até o final do ano, um piloto a estudantes e professores do ensino fundamental e médio de 80 escolas da rede pública.

A expectativa é que o aplicativo ganhe escala e alcance outras escolas nos próximos anos letivos. Escolas interessadas podem se inscrever no projeto pela internet,

Aplicativo 

O governo explica que o aplicativo “dialoga com diversos objetos dos respectivos componentes curriculares e áreas de conhecimento”,apontando-o como “resultado da expertise construída ao longo do trabalho desenvolvido com o tema complexo de educação fiscal”.

O projeto foi conduzido no âmbito do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal, que foi criado em 1998 com a finalidade de disseminar conhecimentos, de forma a contribuir para a formação da cidadania.

Ele tem por base dois eixos estruturantes: a função social do tributo, e o controle social, de forma a harmonizar a relação Estado-cidadão, “que até então tem sido assimétrica, onde o Estado se sobrepõe ao Cidadão”, justifica, em nota, o governo do DF.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.