x

Novo programa

Auxílio-gás: Bolsonaro avalia antecipar lançamento do programa para setembro

O lançamento do benefício estava previsto para novembro, junto com o Auxílio Brasil.

17/08/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auxílio-gás: Bolsonaro avalia antecipar lançamento do programa para setembro

Auxílio-gás: Bolsonaro avalia antecipar lançamento do programa para setembro Foto de Magda Ehlers no Pexels

O auxílio para compra de gás de cozinha, que o governo federal anunciou que seria pago para famílias carentes, pode ser antecipado para setembro. O presidente Jair Bolsonaro avalia a medida.

Inicialmente, a ideia era anunciar a iniciativa em outubro para ser viabilizada em novembro, junto com o Auxílio Brasil, o novo programa social que substituirá o Bolsa Família.

Mas, diante do aumento da inflação sobre o preço do botijão de gás, o presidente foi aconselhado a antecipar a ajuda a famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal.

Auxílio-gás

O programa de auxílio-gás determina que famílias carentes recebam, por meio de um cartão, um valor bimestral de cerca de R$ 120 para a compra do botijão de gás. O impacto calculado pelo governo federal é de R$ 3 bilhões.

O novo benefício tem sido estruturado pelo Ministério de Minas e Emergia, já que a expectativa é de que a iniciativa seja custeada por programas de incentivo de energia limpa da Petrobras.

Antes de definir a criação do vale-gás, o presidente chegou a cogitar a entrega de um botijão de gás bimestral a cada família carente inscrita no Cadastro Social. O alto custo com logística, no entanto, levou o governo federal a preferir o depósito do valor.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.