x

SISBACEN

Sisbacen: entenda o que é e como funciona sistema do Banco Central

O Sistema de Informações Banco Central organiza dados financeiros, trazendo transparência e segurança às instituições e pessoas físicas.

01/09/2021 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sisbacen: entenda o que é e como funciona sistema do Banco Central

Sisbacen: entenda o que é e como funciona sistema do Banco Central Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen) é o conjunto de sistemas e recursos de tecnologia da informação para suporte e condução de processos de trabalho do Banco Central (BC).

Por meio deste sistema atrelado ao BC, são coletados, registrados e armazenados os dados de operações financeiras e bancárias realizadas no Brasil, visando a centralização das informações financeiras. 

A importância do Sisbacen

O sistema colabora com a transparência entre as instituições, auxilia no bom funcionamento do Banco Central e para a pessoa física, ao conceder informações financeiras do próprio cidadão, consegue colaborar com o acesso a dívidas ou possibilidade de novos empréstimos.

O próprio banco afirma que o sistema facilita o tratamento e a divulgação de informações de interesse do BC e consegue disponibilizar para órgãos e entidades do Poder Público, bem como a pessoas físicas e jurídicas, informações constantes das suas bases de dados e de interesse desses entes, observados os preceitos de sigilo que legalmente envolvem essas informações.

Ferramentas SRC e CCS

Dentro do Sisbacen existe a ferramenta SRC (Sistema de Informação de Crédito do Banco Central) que armazena todas as atividades de crédito entre clientes e instituições, registrando financiamentos, investimentos e empréstimos, com o acompanhamento da quitação do débito. 

O CCS é o Cadastro de Clientes em Sistema, coletando apenas dados dos usuários nas instituições financeiras, como conta e data de abertura e em quais bancos estão atrelados.

Mensalmente os bancos enviam os dados conforme a lei para o Sisbacen, mantendo assim atualizado o banco de dados do sistema.

Como acessar

O acesso é liberado aos usuários interessados, para isso é preciso ser brasileiro, possuir CPF ou CNPJ, acessar o site do sistema e dependendo do perfil, será necessário realizar o registro no Registrato.

Com o acesso será possível acompanhar todas as chaves Pix cadastradas, financiamentos em seu nome, lista de investimentos bancários. O usuário pode realizar consultas e repasses de informações de acordo com o seu perfil de usuário.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.